Conteúdo da Notícia

“Só se vê em filme americano”

Ouvir: “Só se vê em filme americano”

Fortaleza 12.06.10
Cid Gomes disse ontem que foi preocupante a fuga de 13 presos da Casa de Custódia II, em Itatinga, na última quinta-feira, por meio de uma operação cinematográfica
Nicolau Araújo
nicolau@opovo.com.br
12/06/2010 02:00
?Foi como O POVO colocou em sua manchete: uma ação cinematográfica. Procuramos implantar o que existe de mais avançado em recursos de segurança, como câmeras de monitoramento, piso de concreto, tipo de ferro. Mas, infelizmente, essa é a segunda fuga (no mesmo presídio). E essa segunda foi mais preocupante. Uma operação que só se vê em filme americano?.
A declaração é do governador Cid Gomes, ontem à tarde, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, sobre o resgate do preso Antônio Carlito Avelino, o Boi, da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) II, em Itaitinga, na última quinta-feira, quando 12 outros presos também fugiram.
?Não era para ele (Antônio Carlito) estar lá. É um bandido condenado a 50 anos de prisão, que a Justiça enviou para lá. Quem diz para onde o preso vai é a Justiça, não o Estado?, ressaltou o governador, que informou ainda que na semana passada o Estado enviou à Justiça um ofício que solicitava o remanejamento do preso para uma unidade prisional de segurança máxima. ?É fundamental a prisão dessa liderança. E eu vou pedir pessoalmente que ele seja transferido para um presídio de segurança máxima fora do Estado?, destacou o governador.
O resgate
O detento Antônio Carlito, assaltante e homicida, conseguiu serrar o duto de ventilação da Vivência B da Casa de Custódia, na companhia de 12 outros presos. Pelo duto, eles alcançaram o pátio da penitenciária, onde aguardaram por um blecaute que seria provocado por um grupo de criminosos, do lado de fora da unidade prisional.
Durante o blecaute, os presos correram para um alambrado que dava acesso a cercas que deveriam estar eletrificadas. Como forma de impedir que os policiais militares das guaritas atirassem nos presos, o grupo de resgate passou a efetuar disparos contra os policiais, com armas de grosso calibre.
Dos 13 fugitivos, a Polícia conseguiu recapturar quatro, ainda em Itaitinga, horas após a ação na Casa de Custódia. O superintendente da Polícia Civil, delegado Luiz Carlos Dantas, disse ao O POVO que o grupo criminoso está sendo investigado pela Delegacia de Itaitinga, com acompanhamento do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e do diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Pequeno.