Conteúdo da Notícia

Realizada primeira Oficina Pais e Filhos  na Extensão do Cejusc na Unifor

Realizada primeira Oficina Pais e Filhos na Extensão do Cejusc na Unifor

Ouvir: Realizada primeira Oficina Pais e Filhos na Extensão do Cejusc na Unifor

A Extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Capital, localizada na Universidade de Fortaleza (Unifor), realizou, nessa segunda-feira (17/04), a primeira Oficina Pais e Filhos destinada a facilitar a resolução de conflitos familiares extrajudiciais, ou seja, que não foram ajuizados na Justiça para solucionar o problema.
O evento, coordenado pela psicóloga Gleiciane Van Dam, foi ministrado pelas professoras de Psicologia da Unifor, Joan Cristina Rios de Oliveira e Jannayna Queiroz Carvalho, juntamente com os estagiários em processos educativos e sociais do curso de Psicologia. Gleiciane destacou a importância das oficinas para pessoas que não possuem ações judiciais. “Os trabalhos realizados nos processos extrajudiciais são uma oportunidade para que famílias, que estão no início do conflito, possam refletir e ressignificar suas ações danosas diante dos filhos.”
Para um dos participantes, Marcos André Sousa da Silva (37), as oficinas contribuem para o convívio familiar. “A oficina capacita para ter uma melhor convivência no lar e no dia a dia, com os filhos e os parentes”, destaca.
A juíza Jovina d’Avila Bordoni, coordenadora do Centro Judiciário e das Extensões, falou sobre a relevância da ampliação da iniciativa. “A importância da expansão da Oficina está em propiciar, a um maior número de famílias, a reflexão aos pais de como melhor se relacionar com os filhos, quando da separação conjugal, alertando, ainda, da necessidade de uma nova visão sob a relação parental”, afirma.
O projeto já é, periodicamente, realizado no Fórum Clóvis Beviláqua com processos em tramitação nas Varas de Família. Nos casos judiciais, quando o juiz percebe algum conflito, os familiares são convidados a participar da iniciativa, tendo a oportunidade de repensar o relacionamento com os filhos.
Já nas situações extrajudiciais, as pessoas que participam das audiências de mediação e conciliação, tanto no Cejusc, como nas Extensões, podem receber o convite para comparecer às oficinas ou solicitar a própria participação.
As atividades das oficinas ocorrem por meio de palestras, dinâmicas de grupo, vídeos e depoimentos relacionados a temas que buscam a reflexão sobre os conflitos e a convivência entre os pais, os filhos e demais familiares.
O projeto, já implantado em várias cidades brasileiras, é iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Fortaleza, a realização é do Cejusc, com apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Atualmente, existem três Extensões do Centro Judiciário em Fortaleza que podem realizar as Oficinas Pais e Filhos. Elas ficam localizadas nas unidades Faculdade Farias Brito, Defensoria Pública e Unifor. Foram regulamentadas pela Portaria nº 433/2016 do TJCE, com o objetivo de promover celeridade, eficiência, eficácia, credibilidade e a redução da litigiosidade. A instalação das Extensões em unidades públicas ou privadas são formalizadas por convênio entre o TJCE e as entidades interessadas.
CEJUSCs
Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são órgãos do Poder Judiciário responsáveis pela realização de audiências de conciliação e mediação. Atuam especificamente na solução de conflitos pré-processuais e processuais, além de possuir um setor de cidadania.
SERVIÇO
Cejusc – Fica no Fórum Clóvis Beviláqua, na rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220, bairro Edson Queiroz. Contato: (85) 3492.8030.
Extensões do Cejusc
Unidade Unifor – av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, Fortaleza – CE. Bloco F.
Unidade Farias Brito – rua Osório Palmela, 270, Fortaleza – CE.
Unidade Defensoria Pública – av. Pinto Bandeira, 1111, Engenheiro Luciano Cavalcante, Fortaleza – CE.