Conteúdo da Notícia

Projeto “Ler é Legal” do Judiciário cearense leva alunos para visita guiada ao TRE

Ouvir: Projeto “Ler é Legal” do Judiciário cearense leva alunos para visita guiada ao TRE

Na tarde desta terça-feira (30/04), uma turma do projeto pedagógico “Ler é Legal” participou de visita guiada à nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE). A iniciativa, do Judiciário estadual, é desenvolvida para auxiliares de Serviços Gerais e promove a formação de leitores apaixonados e engajados, enquanto amplia as perspectivas de conhecimento e crescimento pessoal.

Os colaboradores participaram de uma conversa, parte do programa Cidadania Garantida, que esclareceu dúvidas sobre a Justiça Eleitoral. Quem precisou fazer alguma revisão no título de eleitor, já teve o atendimento agendado, previamente, e se deslocou até o novo prédio levando a documentação necessária. Em poucos minutos, saíram de lá com os títulos regularizados para votar este ano.

Segundo a chefe da Seção de Capacitação (Secap) do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), Thaís Barbosa de Oliveira Maia, o objetivo da visita é informar melhor aos colaboradores do Judiciário sobre o papel deles enquanto cidadãos e pessoas com o poder de direito ao voto. “Vamos nestes lugares para conseguir despertar cada vez mais esse senso crítico, mostrar o papel deles na sociedade, como eles têm importância enquanto cidadãos de direitos e como é relevante a gente conhecer a nossa trajetória. E cada órgão público conta uma história diferente sobre esse poder de direito que cada um deles têm”, destacou.

OPORTUNIDADE E CONHECIMENTO

Francisca Maria Ramos, que vai fazer 24 anos de serviço no FCB, realizou a primeira atividade externa com a visita ao TRE. “Pra mim está sendo muito importante, porque ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer outros prédios da Justiça. Esse é o terceiro ano que participo do projeto Ler é Legal, no qual vamos aprimorando nosso conhecimento, através da leitura e de ações como essa visita. Estou aproveitando. Tudo está gravado na minha memória”, comemorou a auxiliar de Serviços Gerais.

Já Daniele Góes, que trabalha há dois anos no FCB, assim que soube da iniciativa, procurou se inscrever. “É o primeiro ano que participo do projeto, que é uma forma de aprender muitas coisas. Eu já adorava as aulas, os professores, e agora poder contar com iniciativas como essa visita, faz com que a gente abra nossa cabeça e tenha mais saber”, disse.

Os colabores também visitaram o Centro de Memória da Justiça Eleitoral, conheceram os modelos de urna que já existiram, desde a urna de madeira, passando pela urna de lona, e todos os outros modelos, além da galeria dos presidentes do TRE/CE. Eles puderam conhecer a mostra do pintor Rubens Amaral, que está em exposição essa semana na sede. Os próximos encontros das turmas do projeto pedagógico serão realizados sobre escrita criativa.