Conteúdo da Notícia

Programa Integrar incentiva boas práticas no Judiciário nacional

Ouvir: Programa Integrar incentiva boas práticas no Judiciário nacional

02.10.09
O Programa Integrar, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa melhorar a prestação da Justiça a partir da implantação de um modelo de gestão moderno com foco no cidadão, tem incentivado diversos projetos nos estados por onde atuou, como é o caso do Núcleo de Apoio às Varas de Teresina (NAT), do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), que será apresentado no 52 º Encontro Nacional do Colégio dos Corregedores-Gerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal (Encoge), nesta sexta-feira (02/10), em Brasília, nas dependências do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDF).
Satisfeito com a aprovação do projeto, o juiz Julio Cezar Mendes Garcez, destacou que essas ações só foram possíveis graças ao Integrar, que abriu portas e possibilitou o diálogo no TJPI. Os projetos visam dar continuidade ao trabalho executado, assim como estabelecer planos de ação e de trabalho para a justiça piauiense. ?O Judiciário carece de uma política de gestão administrativa capaz de dar o resultado que a sociedade espera. O Programa Integrar vem para despertar essa consciência e mostrar que com gerenciamento é possível realizar mais?, enfatizou o juiz.
Além do NAT, a Corregedoria-Geral de Justiça do Estado conseguiu aprovação de mais dois projetos que foram implantados com o incentivo do Programa Integrar, que são o Núcleo de Apoio ao Permanente ao Preso e o Centro de Apoio às Secretarias, que já executou diversas atividades no Estado e já elaborou um plano de ações envolvendo juízes, promotores, defensores públicos e advogados voluntários para realização de aproximadamente 3mil audiências até o fim do ano.
A multiplicação das atividades, que é um dos focos do Programa Integrar, tem alcançado resultados também nos Estados do Maranhão e Goiás, por onde o Integrar passou. No Maranhão, assim como no judiciário goiano, foram montados núcleos de apoio à justiça de primeira instância. Esses núcleos têm o objetivo dar suporte ao primeiro grau, e funciona nos moldes do Programa Integrar. Atualmente o Programa Integrar está sendo executado no Estado de Alagoas e já tem mostrado resultados que refletem na melhoria da prestação dos serviços da justiça local.
FC
Agência CNJ de Notícias