Conteúdo da Notícia

Programa Integrar capacita servidores de tribunais de Justiça dos estados

Ouvir: Programa Integrar capacita servidores de tribunais de Justiça dos estados

28.08.09
O Programa Integrar, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que atualmente tem suas atividades desenvolvidas nos municípios goianos da região do entorno do Distrito Federal, tem recebido servidores de diversos tribunais de justiça do país para treinamento. A finalidade é que eles sejam capacitados para multiplicar as atividades do Programa em seus estados.
Para o trabalho que está sendo executado no entorno, o Programa Integrar recebeu seis servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), três do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e mais quatro membros do Judiciário do Rio Grande do Norte (TJRN). Além desses servidores, acompanha as atividades o juiz Sérgio Fortes, do Tribunal de Justiça do Piauí, com a finalidade de preparar, em seu estado, uma equipe nos moldes do Integrar para disseminar boas práticas de gestão na justiça local.
?O grupo tem como primordial expectativa, a possibilidade de aplicação de um sistema de otimização em relação à prática cartorária na justiça alagoana com vistas à obtenção da celeridade no trâmite processual, além de contribuir para uma melhor organização cartorária que refletirá no atendimento ao jurisdicionado?, destacou Luiz Eduardo Calheiros, servidor do TJAL que passa pela capacitação do Programa.
Com a chegada desses servidores, o Programa Integrar poderá ampliar sua frente de trabalho que está em andamento no entorno. O Programa já contava com uma equipe multidisciplinar, composta por membros da Justiça Federal e Estadual de diversos estados, a exemplo do Judiciário do Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
?A credibilidade e aceitação que temos recebido por onde temos passado só vem evidenciar o crescimento do Programa Integrar e mostrar sua importância como um parceiro da Justiça Brasileira. Essa cooperação marca uma mudança de concepção e mostra um Judiciário mais aberto para as mudanças necessárias?, afirmou a coordenadora do Programa, juíza Maria Conceição da Silva Santos.
O Programa Integrar é uma iniciativa do CNJ, que visa contribuir com a justiça dos Estados, para melhorar e uniformizar os serviços prestados à população. Para isso, busca implantar um modelo de gestão moderno, pautado no estabelecimento de rotinas e procedimentos de trabalho que reflitam na celeridade do Judiciário.