Conteúdo da Notícia

Prevenção de incêndio é tema de palestra no Centro de Documentação e Informática do Tribunal

Prevenção de incêndio é tema de palestra no Centro de Documentação e Informática do Tribunal

Ouvir: Prevenção de incêndio é tema de palestra no Centro de Documentação e Informática do Tribunal

Servidores e funcionários do Centro de Documentação e Informática (CDI) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) assistiram, nesta quinta-feira (13/12), à palestra “Prevenção de Incêndio no Lar e no Trabalho”. A capacitação tem como objetivo despertar o interesse dos colaboradores para a Formação da Brigada de Incêndio do CDI. A iniciativa é da Assistência Militar do Tribunal, em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin).
O início das aulas para Formação da Brigada está previsto para março de 2019. “É necessário que as edificações tenham pessoas treinadas na prevenção e combate de incêndios. Os brigadistas têm conhecimentos que podem ser aplicados no lar e no trabalho, pois sabem prestar primeiros socorros e evacuar pessoas do prédio de forma ordenada [em casos de acidentes]”, explicou o 2º Tenente da 8ª Seção de Bombeiros da Assistência Militar, Aguiar Silva, que ministrou a palestra.
Um dos riscos de incêndio presentes nas empresas e nos lares é o uso de adaptadores e extensões de tomadas, conhecidos como “T”. Segundo Aguiar, esses acessórios elétricos devem ser retirados da fonte de energia após o uso. O tenente também chamou atenção sobre o registro do botijão de gás. “O registro só deve estar aberto durante o uso do fogão para o gás [de cozinha] circular dentro da mangueira. Caso não esteja usando o fogão, o ideal é que o registro fique fechado”, alertou.
Adarildo Figueiredo, supervisor da área da Setin, destacou a importância da palestra para o prédio do CDI. “Aqui temos equipamentos que armazenam tudo que é processado nos computadores do Tribunal e documentos importantes. É essencial saber do assunto, conhecer todo o prédio para a prevenção de possíveis incêndios.”
Joseane Rodrigues, analista judiciária da Setin, assistiu à aula e demonstrou interesse em levar a capacitação aos moradores do prédio onde reside. “Moro em um prédio de 20 andares e tomo cuidado com os equipamentos elétricos da minha casa. O pisca-pisca da árvore de Natal não fica ligado o tempo todo, mas entendo que todos têm de ter consciência e conhecimento no assunto”, ressaltou.
BRIGADA DE INCÊNDIO
As brigadas de incêndios são formadas por grupos de funcionários voluntários que recebem treinamento apropriado para atuar na prevenção de incêndios, no combate ao princípio de incêndio, no atendimento de emergência pré-hospitalares, no controle de pânico e na execução de um plano de evacuação.
A Portaria nº 6/2004, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, exige brigadas em edificações e áreas de risco com tamanho superior a 750 metros quadrados ou com mais de dois pavimentos (exceto as edificações residenciais unifamiliares).