Conteúdo da Notícia

Pistoleiro será julgado hoje em Fortaleza

Ouvir: Pistoleiro será julgado hoje em Fortaleza

CIDADE
04.04.11
Está marcado para hoje o julgamento de José Enilson Couras, conhecido como ?Courinha?. Ele é acusado de ter cometido mais de 100 crimes de pistolagem no Ceará e no Piauí. A sessão será a partir das nove horas, na 5ª Vara do Júri, do Fórum Clóvis Beviláqua. A sessão será presidida pela juíza Valência Aquino.
José Enilson será julgado pelo assassinato de Manoel Cândido Diniz, ocorrido em julho de 1983, no município de Iguatu, distante 384 km de Fortaleza. ?Courinha? já foi levado a júri popular duas vezes por esse crime. No dia 21 de junho de 1996, foi condenado a 17 anos e seis meses de reclusão, em regime fechado. A defesa apelou e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou novo julgamento por considerar que os jurados foram contrários às provas dos autos.
Em julho de 2004, ?Courinha? foi novamente condenado, desta vez a 15 anos. A defesa apelou outra vez, e o TJCE acatou o pedido pelo mesmo motivo. O processo tramitava na Comarca de Iguatu, mas acabou sendo transferido para a de Fortaleza pelo fato de o acusado ser considerado de alta periculosidade.
O julgamento hoje será no terceiro Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua. A acusação será patrocinada pelo promotor de Justiça Ricardo Machado, enquanto a defesa ficará a cargo dos advogados André Felipe Cordeiro Braga e Thiago Lucas David de Carvalho.
O crime
Manoel Cândido foi encontrado morto em um matagal. Ele apresentava várias perfurações a bala, além de inúmeros golpes de faca pelo corpo. Segundo denúncia do Ministério Público (MP) estadual, ?Courinha?, José Walter David e Wall Lott Pimentel Lopes foram os últimos a serem vistos na companhia da vítima, ao saírem de uma churrascaria.
José Walter e Wall Lott Pimentel, que também eram réus no processo, foram julgados e condenados a 16 anos de prisão. Em depoimento, ?Courinha? negou o assassinato. Ele afirmou ter dado apenas carona a Manoel Cândido quando deixava o estabelecimento.