Conteúdo da Notícia

Operadores do Direito discutem mudanças no novo CPC durante Ciclo de Palestras na Esmec

Operadores do Direito discutem mudanças no novo CPC durante Ciclo de Palestras na Esmec

Ouvir: Operadores do Direito discutem mudanças no novo CPC durante Ciclo de Palestras na Esmec

A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) realizou, nesta sexta-feira (18/03), o IV Ciclo de Palestras sobre o novo Código de Processo Civil (CPC), que entrou em vigor nesta data. O diretor da Escola, desembargador Paulo Ponte, fez a abertura do evento e lembrou várias atividades desenvolvidas para discutir a nova legislatura.
“Fomos procurados pelo doutor Tiago Asfor e, juntamente com a Escola do Ministério Público, OAB e Justiça Federal, formamos um grupo coeso e colocamos em prática o Ciclo de Palestras, que chega ao fim com esta sua quarta edição, coincidindo com a vigência do Código. Realizamos outros debates e cursos, sempre buscando discutir a nova norma para, quando formos aplicá-la, possamos fazer da melhor forma possível”, afirmou o magistrado.
Em seguida, o advogado Tiago Asfor iniciou sua fala destacando a grande repercussão que os quatro Ciclos tiveram perante o mundo jurídico local. “Tivemos uma expressiva marca de quase quatro mil pessoas inscritas nos quatro eventos. Esta última edição coincide com a entrada em vigor do novo Código, e nada melhor que esse diálogo que une a academia e os profissionais do Direito”, frisou.
Em sua palestra, intitulada “Os desafios da advocacia perante os Tribunais e o novo CPC”, Tiago Asfor elencou várias modificações no novo Código e ressaltou que “são alterações que consideramos de grande importância para a Advocacia no âmbito dos tribunais”.
Em seguida, o desembargador federal Roberto Machado e vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª. Região (TRF5), abordou a temática: “O novo CPC e os impactos nos Tribunais Regionais Federais”. Depois, o desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Fernando Luiz Ximenes Rocha, falou sobre “A reformulação do Regimento Interno do TJCE e o novo CPC”; por último, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo, ministrou sobre “Aspectos de Direito Intertemporal no âmbito recursal”.
Compuseram a mesa de abertura do evento os desembargadores estaduais Paulo Francisco Banhos Ponte (diretor da Esmec), Fernando Luiz Ximenes Rocha, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, Paulo Airton Albuquerque Filho e Lisete de Sousa Gadelha; desembargador federal Francisco Roberto Machado; juiz federal Leonardo Resende Martins; e os advogados Fábio Timbó (representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE) e Tiago Asfor Rocha Lima (coordenador-geral do Ciclo).