Conteúdo da Notícia

Núcleo de Justiça Terapêutica realiza mais de 1 mil atendimentos

Núcleo de Justiça Terapêutica realiza mais de 1 mil atendimentos

Ouvir: Núcleo de Justiça Terapêutica realiza mais de 1 mil atendimentos

O Núcleo de Justiça Terapêutica da Vara de Execuções de Penas Alternativas do Fórum Clóvis Beviláqua realizou 1.421 atendimentos em menos de um ano de funcionamento. O Núcleo contabiliza até o momento uma rede social de 25 instituições parceiras, dentre elas, os grupos de Comunidades Terapêuticas, Grupos de Ajuda Mútua, Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Capes), Centro de Educação de Jovens e Adultos, Centros Comunitários e Centros de Cidadania.
Representantes destes grupos participaram nesta terça-feira (31/03), no Centro de Treinamento Integrado do Fórum Clóvis Beviláqua, do 3º Encontro de Apoio ao Adicto Jurisdicionado que teve como principal objetivo apresentar os resultados obtidos, bem como discutir sobre as ações de redução de danos e traçar diretrizes para a continuidade das ações executadas.
?O Núcleo de Justiça Terapêutica proporcionou uma forma diferente de atuação junto àqueles que praticam infrações relacionadas às drogas lícitas e ilícitas. Dentro disso, é absolutamente imprescindível um vínculo permanente entre o juiz da execução e as instituições da rede social da Vara, principalmente com aquelas que mais recebem os cumpridores da pena de prestação de serviços à comunidade ou entidades públicas, que são as mais usualmente aplicadas e de maior relevância em termos de caráter pedagógico?, ponderou o Juiz titular da Vara de Execuções de Penas Alternativas, Haroldo Correia de Oliveira Máximo.
Desde que foi criado, em março de 2008, o Núcleo de Justiça Terapêutica realizou 396 fiscalizações, 93 atividades com famílias, 59 encaminhamentos para Narcóticos Anônimos (NA), Alcoólicos Anônimos (AA) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Promoveu dois encontros da Rede de Apoio aos Adictos Jurisdicionados, palestras e visitas às instituições. A Vara dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia e direito, que também dá suporte ao acompanhamento e monitoramento das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Justiça Terapêutica.