Conteúdo da Notícia

Núcleo de Justiça Restaurativa recebe visita de representante suíça da ONG Terre des hommes

Núcleo de Justiça Restaurativa recebe visita de representante suíça da ONG Terre des hommes

Ouvir: Núcleo de Justiça Restaurativa recebe visita de representante suíça da ONG Terre des hommes

O Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu a visita da representante da Organização não Governamental Terre des hommes, a suíça Cecília Perren. Ela é a responsável pelos programas da ONG na América Latina e Caribe. A Terre des hommes é especializada em práticas restaurativas e parceira do Núcleo, colaborando com a formação de facilitadores. A visita ocorreu nessa terça-feira (05/12), no Fórum Clóvis Beviláqua, onde está localizado o Núcleo.
“Estou muito encantada de ver o que está se passando aqui porque é um projeto [do qual o Núcleo faz parte] que estamos finalizando aqui e que está se desenvolvendo muito bem. Também eu vejo que há vocação nas pessoas para fazer isso. Penso que é muito bom se pudermos seguir assim e termos mais possibilidades de círculos de paz e de resolução de conflitos [tipos de práticas restaurativas] no futuro”, observou.
O juiz coordenador do Núcleo e titular da 4ª Vara da Infância, Francisco Jaime Medeiros Neto, ressaltou que a visitante é uma autoridade, da própria ONG, que trata dos assuntos referentes à América Latina. Também destacou se tratar de mais uma das visitas relevantes a avaliar positivamente o Núcleo, que tem recebido magistrados e universidades, inclusive de outros estados.
“Todos que nos visitaram ficaram encantados com a nossa estrutura, com a nossa proposta metodológica e com a própria natureza da Justiça Restaurativa em si. Então a visita da Dra Cecília é mais um troféu, que contabilizamos tanto como reconhecimento do nosso trabalho como uma chancela ao Núcleo, que, diga-se de passagem, tem sido elogiado também pelos colegas magistrados de todo o Brasil”, afirmou o juiz.
A técnica judiciária responsável pelo Núcleo, Isabela Barbosa, tem opinião semelhante. “É o reconhecimento de uma organização que tem experiência no mundo inteiro e que está validando nossas ações enquanto Justiça Restaurativa no Ceará. Receber essa visita é saber que o projeto está dando certo, que está caminhado de acordo com o que foi pensado”, disse.
Acompanhada por duas representantes da ONG no Ceará, Lastênia Soares e Caroline Oliveira, Cecília Perren conheceu a estrutura do Núcleo e casos recebidos e encaminhados envolvendo Justiça Restaurativa. Além disso, visitou as Varas da Infância e da Juventude de Fortaleza e observou como o Núcleo está inserido no Sistema de Automação da Justiça (SAJ), recebendo processos digitalizados dessas das varas. “Todo o fluxo do Núcleo está no SAJ. Isso é um trabalho pioneiro que tem servido de modelo e de curiosidade para os outros Estados”, destacou o juiz Jaime Medeiros.
A Justiça Restaurativa tem a finalidade de solucionar conflitos de forma pacífica. Nos Círculos Restaurativos, os principais atores do caso têm a oportunidade de dialogar, visando chegar à melhor solução, considerando tanto a perspectiva da vítima, de modo a minimizar os prejuízos que sofreu, quanto a visão do agressor, para que este se responsabilize e se conscientize do que fez. O Núcleo foi instituído pela Resolução nº 1º/2017 do TJCE, conforme a Resolução nº 225/2016 e em atendimento à Meta nº 8, ambas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).