Conteúdo da Notícia

Manifestações recebidas pela Ouvidoria do TJCE registram crescimento de 51,76%

Manifestações recebidas pela Ouvidoria do TJCE registram crescimento de 51,76%

Ouvir: Manifestações recebidas pela Ouvidoria do TJCE registram crescimento de 51,76%

A Ouvidoria Geral do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) registrou, em 2011, o recebimento de 3.539 manifestações, representando crescimento de 51,76% em relação às 1.832 acolhidas em 2010. O ouvidor geral, desembargador Francisco Auricélio Pontes, observa que há o compromisso de ouvir as partes, prestar os esclarecimentos e dar prontas respostas a todas as manifestações recebidas, garantindo prestação jurisidicional eficiente e célere.
O magistrado destaca ainda que a Ouvidoria, como canal de comunicação entre a sociedade e o Poder Judiciário estadual, oferece ao cidadão a oportunidade de conhecer e exigir os serviços públicos que estão à disposição. “Podemos afirmar que é uma instituição que representa os legítimos interesses dos cidadãos no ambiente em que atua, assim o fazendo sempre na busca de soluções definitivas”.
O e-mail ouvidoriageral@tjce.jus.br tem sido o canal mais utilizado, com 93,67% das manifestações, totalizando 3.315. Por telefone, foram 116, representando 3,34% das demandas. O órgão prestou atendimento pessoal para 77 pessoas (2,17%), segundo estatística da Secretaria da Ouvidoria Geral do Poder Judiciário cearense.
Em 2011, a Ouvidoria recebeu 96 manifestações de agradecimento e 49 elogios pelos serviços prestados aos jurisdicionados do Estado. A estatística do setor mostra também o acolhimento de 47 denúncias, 22 sugestões, três críticas e 22 sugestões.
O desembargador Auricélio Pontes considera a experiência valorosa, sobretudo quando se vislumbra “a possibilidade de transformar a cultura da reclamação em participação, primando sempre pelo diálogo e a tolerância entre as partes envolvidas na busca de uma solução eficaz”. Ele recebe as partes às segundas, terças e sextas-feiras, a partir das 14h, no andar térreo do TJCE, no Cambeba. O contato pode ser feito também pelo telefone (85) 3207.7428.