Conteúdo da Notícia

Justiça em Movimento retira do sistema processual mais de 30 mil ações em apenas sete dias

Justiça em Movimento retira do sistema processual mais de 30 mil ações em apenas sete dias

Ouvir: Justiça em Movimento retira do sistema processual mais de 30 mil ações em apenas sete dias

A segunda edição do “Justiça em Movimento”, iniciada na última quarta-feira (1º/02), já retirou 32.726 feitos do Sistema Processual (SPROC), em todo o Estado. No Fórum Clóvis Beviláqua, o Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais conseguiu baixar do sistema 4.394 processos até esta terça-feira (07/02). O Grupo tem intensificado os trabalhos nas 1ª e 2ª Varas de Delitos de Tráfico de Substâncias Entorpecentes; 1ª a 5ª Varas Cíveis; 1ª a 5ª Varas do Júri; Vara Única de Trânsito e Vara de Execução Penal da Comarca de Fortaleza.
Os números mais expressivos foram alcançados na 2ª Vara de Delitos de Tráfico. Antes do início da mobilização, a unidade apresentava 2.933 ações ajuizadas até 31 de dezembro de 2006 e, portanto, deveriam ser julgadas dentro das Metas 2 de 2009 e 2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com a atualização, constatou-se que apenas 268 não estavam finalizadas, representando redução de mais de 90%.
Na avaliação da secretária de Planejamento do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ana Katarina Fonteles Soares, responsável pela coordenação do projeto, a iniciativa visa, principalmente, à extração de estatísticas mais fidedignas, que mais se aproximem do real quantitativo de processos constantes do acervo das diversas unidades, como também tem por objetivo o aumento do número de julgamentos dos processos enquadrados nas Metas do Judiciário nacional.
A segunda edição do “Justiça em Movimento” foi instituída pela Presidência do TJCE, por meio da Portaria nº 58/2012, publicada no Diário da Justiça Eletrônico do último dia 16. O projeto, como ressaltado pela secretária de Planejamento, tem como finalidade a atualização dos dados processuais, além do julgamento de ações que se enquadrem nas Metas de Litigiosidade fixadas pelo CNJ.
O projeto está sob a coordenação das secretarias Especial de Planejamento e Gestão e Judiciária do TJCE e, no Fórum Clóvis Beviláqua, conta com o apoio do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais. A mobilização se estenderá até o dia 30 de junho deste ano.