Conteúdo da Notícia

Justiça disponibiliza cursos para famílias em processo de separação

Justiça disponibiliza cursos para famílias em processo de separação

Ouvir: Justiça disponibiliza cursos para famílias em processo de separação

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Fórum Clóvis Beviláqua oferece, duas vezes por mês, de forma presencial, a Oficina Pais e Filhos a famílias que estejam envolvidas em ações de divórcio e disputa pela guarda dos filhos. Neste mês de outubro a capacitação ocorrerá nos dias 19 e 26.
A iniciativa tem o intuito de contribuir para a redução das sequelas relacionadas ao divórcio, tanto para os pais como aos filhos. Para facilitar a compreensão, a oficina tem linguagem acessível e muitos recursos visuais como vídeos, depoimentos e filmes.
Para participar, os juízes das Varas de Família da Comarca de Fortaleza realizam triagem nos processos de casais em litígio e enviam ao Cejusc que, por sua vez, faz o convite para que eles assistam às oficinas. O trabalho é coordenado pela psicóloga Gleiciane Van Dam, que ministra as atividades junto com voluntários: mediadores e universitários de Psicologia. O Centro Judiciário tem como coordenadora a juíza Natália Almino Gondim.
CURSO ONLINE
Além da oficina, o CNJ disponibiliza, gratuitamente, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), as Oficinas de Parentalidade e Divórcio. Para participar é preciso apenas que o interessado preencha formulário online, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do portal (http://www.cnj.jus.br/formacao-e-capacitacao/cursos-abertos view=course&id=18) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a fim de obter login e senha de acesso. Não é preciso que pai ou mãe sejam indicados por tribunal ou qualquer outro órgão da Justiça.
O treinamento é dividido em módulos auto-explicáveis. É necessário responder o questionário avaliativo e obter nota de aproveitamento de pelo menos 70% para avançar e ter acesso ao módulo seguinte. Também há um “Fórum de interação”, em que o aluno, caso queira, pode interagir e trocar mensagens com os demais participantes.
O curso está de acordo com a Resolução nº 111/2010, do CNJ, que criou o Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Poder Judiciário (CEAJud). O órgão coordena e promove, em parceria com os tribunais, educação corporativa e desenvolvimento das competências necessárias ao aperfeiçoamento de servidores para o alcance dos objetivos estratégicos do Poder Judiciário.