Conteúdo da Notícia

Imóveis derrubados no Pau Fininho

Ouvir: Imóveis derrubados no Pau Fininho

19.04.11
Cidade
Ação da Prefeitura de Fortaleza na comunidade deverá prosseguir hoje e visa à construção de unidades habitacionais
Em meio à chuva fina da manhã, funcionários da Prefeitura de Fortaleza deram início, ontem, a derrubada de imóveis na comunidade do Pau Fininho. A proprietária do imóvel Francineuda Albuquerque disse que foi surpreendida pela desocupação imediata do imóvel, quando lhe havia sido dada a garantia de que poderia permanecer no local até a próxima sexta-feira.
Com o uso do trator e com a segurança mantida pela Guarda Municipal, os serviços de demolição foram consequência de um acordo feito entre o Município e a proprietária do imóvel, que há mais de um ano lutava na Justiça pelo direito de permanecer no local.
Ao todo, são dois os imóveis que estavam na área desapropriada e paga pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) para construção de conjunto habitacional que beneficiará 488 famílias da comunidade Pau Fininho, no Papicu.
De acordo com a assessora jurídica da Habitafor, Soraya Vasconcelos, os imóveis causaram retardo e paralisação de um ano à obra que, agora, será retomada para conclusão dos primeiros 336 apartamentos.
“Foi um processo demorado, quando houve vários recursos e a manutenção dos imóveis havia sido garantida até por força de liminares”, disse Soraya.
A Habitafor realizará a mudança da posseira e, em seguida, fará a demolição dos imóveis. Além do valor recebido pelos estabelecimentos, segundo o órgão, ela será beneficiada com unidade habitacional no conjunto em construção.
Já Francineuda disse que não houve nenhum aviso sobre a derrubada antes da sexta-feira, de modo que ainda pela manhã, ela fazia a retirada de objetos pessoais da casa, bem como dos estabelecimentos comerciais que ela administrava.
Além da casa, o terreno abrigava dois bares, um salão de beleza e mais um clube, que estavam desativados há oito meses, em vista das obras de construção do conjunto.
MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER