Conteúdo da Notícia

Hugo comenta decisão da Justiça em libertar acusado de pistolagem

Ouvir: Hugo comenta decisão da Justiça em libertar acusado de pistolagem

30.09.09
O deputado Fernando Hugo (PSDB), afirmou, nesta quarta-feira (30/09) que ficou entristecido com a decisão da Justiça do Estado de libertar Jandercleiton Rabelo Maciel, acusado de vários crimes de morte na região do Jaguaribe e Quixadá. Entre os crimes atribuídos a ele, está a chacina de sete pessoas executadas a tiros no município de Ibicuitinga, em maio de 2004.
Para o deputado, a liberdade do acusado ?deixa pasma a sociedade cearense?, em face do grande número de crimes hediondos imputados a Jandercleiton. ?A Justiça precisa avaliar melhor a sua decisão, porque o pistoleiro de Morada Nova ficar transitando novamente, lépido e fagueiro, e traumatiza a todos?, acentuou.
O parlamentar frisou ainda que seria inadmissível que nos tempos de insegurança pública atuais o Estado, que deveria proteger minimamente a sociedade, permite a liberdade ?de um praticante de crimes hediondos?. Hugo exibiu a primeira página do jornal Diário do Nordeste de hoje, que traz manchete sobre a decisão do TJ em libertar o acusado.
Em aparte, o deputado Moésio Loiola (PSDB) disse que o motivo apresentado pela Justiça para libertar o suposto pistoleiro não seria aceitável. O Judiciário alegou que houve excesso de prazo para a formação de culpa. O tucano observou que caberia à própria Justiça oferecer a denúncia contra o acusado. Ele ressaltou ainda que o Ministério Público, quando quer, pede o elastecimento ou a prorrogação de prazos.
O deputado Edson Silva (PSB) considerou o quadro assustador, ao se presenciar a soltura de um suposto criminoso com extensa folha de crimes praticados. ?Ele poderia continuar detido por outros motivos, como o clamor público e a garantia da ordem. Ele é uma ameaça a toda sociedade?, avaliou Edson Silva. O deputado Manuel Castro (PMDB) também discordou da decisão da Justiça e “pediu a Deus que ilumine os magistrados para que haja uma revogação dessa posição”.
JS/CG
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br