Conteúdo da Notícia

Grupo de Auxílio da Capital examina  257 processos da Meta 18 em dois meses

Grupo de Auxílio da Capital examina 257 processos da Meta 18 em dois meses

Ouvir: Grupo de Auxílio da Capital examina 257 processos da Meta 18 em dois meses

Os juízes do Grupo de Auxílio da Capital examinaram 257 processos de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública nas Varas Cíveis, de Execuções Fiscais, da Fazenda Pública e Criminais da Comarca de Fortaleza. A força-tarefa, ocorrida nos meses de setembro e outubro, se concentrou em ações distribuídas até 31 de dezembro de 2011.

Durante os trabalhos, foram proferidas 14 sentenças, três decisões interlocutórias e 65 despachos, além de 175 processos que foram excluídos da meta. A equipe é formada pelos juízes Joriza Magalhães Pinheiro (titular da 9ª Vara da Fazenda Pública), Roberto Viana Diniz (19ª Vara de Família), Daniela Lima da Rocha (juíza auxiliar) e Ana Cleyde Viana de Sousa (14ª Vara da Fazenda Pública). Os magistrados executam as atividades sem prejuízo das funções.

O objetivo do Grupo é agilizar o julgamento de ações de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública, conforme prevê a Meta 18, do Conselho Nacional de Justiça do Ceará (CNJ). O gestor da Meta no Judiciário cearense é o desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto.

O Grupo de Auxílio foi criado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, em julho deste ano, por meio da Portaria nº 521/2013. Os magistrados atuam em duas equipes, uma em Fortaleza e Região Metropolitana, e a outra no Interior.