Conteúdo da Notícia

Grevistas criticam falta de condições

Ouvir: Grevistas criticam falta de condições

1º.07.2009 Regional Pág.: 04
Juazeiro do Norte. A greve no Judiciário neste município entra para o sexto dia. A categoria critica a falta de diálogo entre o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE) e os servidores. Mais de 30 deles, do quadro defasado do Fórum Desembargador Juvêncio Santana, estão parados. O quadro de profissionais em greve corresponde a cerca de 70% do funcionalismo, como em todo o Estado. Não há perspectiva de volta ao trabalho enquanto não foi negociado o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para os servidores e a contratação dos aprovados no último concurso. A direção do Fórum contabiliza mais de 22 mil processos acumulados, justificando a insuficiência de servidores.
Mesmo com 30% do quadro se revezando, o diretor do Fórum, juiz Ademar da Silva Lima, acrescenta que os serviços continuam sendo feitos pelos estagiários e funcionários pertencentes ao município cedidos pela Prefeitura ao Fórum, mesmo de forma deficiente. ?Já estávamos trabalhando com deficiência?, enfatiza. Para o juiz, a real situação é caótica e diz que a greve é uma legítima reivindicação dos servidores.
Segundo Ademar, é necessária a melhoria não só da situação do juiz, como também dos servidores, para haver um equilíbrio na balança. No Fórum de Juazeiro funcionam cinco varas e dois juizados especiais, um da Mulher e outro para causas cíveis e criminais.
No Juizado da Mulher, funcionando há pouco mais de um ano no município, já se somam mais de 300 processos acumulados. A única oficial de justiça do setor, Valéria Nobre Fernandes, diz que chega a pagar para cumprir sua função. A verba de locomoção não é suficiente para realizar entrega de mandados e até de medidas urgentes. Ela diz que chega a acrescentar até R$ 300 do seu salário para poder atuar. Ela precisa fazer deslocamentos constantes entre as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.
Mais informações:
Fórum Desembargador Juvêncio Santana
Rua Maria Marcionilia, 800
Bairro Lagoa Seca
Telefone (88) 3566.4100