Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua recebe pórticos detectores de metais para reforçar segurança

Fórum Clóvis Beviláqua recebe pórticos detectores de metais para reforçar segurança

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua recebe pórticos detectores de metais para reforçar segurança

O Fórum Clóvis Beviláqua recebeu, nessa quinta-feira (23/01), sete pórticos detectores de metais. Os equipamentos serão implantados em todas as unidades da Justiça estadual e fazem parte das ações da política de segurança implementadas pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Localizados nas duas entradas do Fórum, os portais têm sinais luminosos e sonoros, sendo capazes de distinguir revólveres ou punhais e objetos de uso pessoal. Após a verificação, os usuários dos serviços judiciais devem se dirigir à recepção, para realizar um cadastro eletrônico.

“Em um prédio de grandes dimensões, por onde passam diariamente cerca de cinco mil pessoas, é necessário o controle de frequentadores, de forma a proporcionar maior segurança a usuários e profissionais da Justiça”, afirmou o diretor do Fórum, juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues. Segundo o magistrado, a nova sistemática de acesso também otimizará o uso do prédio porque os recepcionistas prestarão orientações sobre a localização de varas e departamentos.

“Os equipamentos são um marco e atendem aos anseios da magistratura, demonstrando a sensibilidade da gestão do desembargador Gerardo Brígido com a questão da segurança”, declarou o juiz.

CRONOGRAMA

Ao longo deste mês, serão instalados mais 35 pórticos nas unidades do Juizado Especial Cível e Criminal da Capital, no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e nas comarcas da Região Metropolitana (Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante). A sede do Tribunal de Justiça conta com três portais desde o dia 14 de janeiro deste ano.

O Poder Judiciário já solicitou o segundo lote de equipamentos, que atenderá às macrorregiões Sobral-Ibiapaba e Cariri-Centro Sul. As demais macrorregiões serão contempladas até o próximo mês de abril.

Ao todo, foram adquiridos, por meio de licitação, 260 portais de segurança, destinados a todas as unidades da Justiça estadual. O valor dos equipamentos está orçado em R$ 1,19 milhão, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Segurança dos Magistrados (Funseg).

Segundo o assistente militar do TJCE, tenente coronel Herlínio Dutra, o Projeto de Segurança inclui a instalação de 70 catracas eletrônicas de acesso pessoal, software de sistema de visitantes e aquisição e instalação de circuito fechado de TV. Também será instituído o sistema para Cadastro de Armas de Fogo do Poder Judiciário (Cadarme).