Conteúdo da Notícia

Famílias em conflitos conjugais participam  de oficina no Fórum de Fortaleza

Famílias em conflitos conjugais participam de oficina no Fórum de Fortaleza

Ouvir: Famílias em conflitos conjugais participam de oficina no Fórum de Fortaleza

A 7ª Edição da Oficina Pais e Filhos foi promovida nesta quarta-feira (04/03) pelo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua. Participaram do encontro casais que têm filhos e estão envolvidos em ações de divórcio, disputas pela guarda dos filhos, entre outros litígios familiares.

Para a coordenadora do Centro, juíza Natália Almino Gondim, o evento teve como objetivo auxiliar os casais nesse momento de transição. “Há uma mudança de rotina, pois, apesar da separação, o casal ainda tem responsabilidades sobre os seus filhos”, disse.

Os participantes foram divididos em quatro turmas: duas para os casais, uma para crianças de 6 a 11 anos e outra para adolescentes de 12 a 17 anos. A psicóloga Gleiciane Vam Dam coordenou as atividades.

De acordo com a profissional, os casais são estimulados a refletirem sobre o relacionamento entres eles e com os próprios filhos. “A gente procura falar sobre as situações que eles estão passando, pois isso pode acarretar uma mudança nas atitudes de ambos”, explicou.

Na ocasião, também houve distribuição de cartilhas sobre aspectos psicológicos, sociais e jurídicos do divórcio. As facilitadoras foram Nathalia Esteves, Ricardina Ribeiro, Luciana Melo, Luana Rabelo, Danieli Teófilo, Danielle Albano, Lia Wagner, Maria das Graças Teixeira, Francisca Bezerra e Camila Saldanha.

A costureira Tereza Cristina de Melo, mãe de três filhos, aprovou a iniciativa. “Nós, como pais, temos que melhorar nosso relacionamento para que eles [os filhos] possam ter uma educação de qualidade, e a oficina está ajudando nesse processo”, reconheceu.
A próxima oficina está marcada para o dia 18 de março, às 14h, no Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania do Fórum.

O projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que está sendo aplicada em várias cidades brasileiras. Em Fortaleza, a realização é do Centro Judiciário do Fórum, com apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).