Conteúdo da Notícia

Facilitadoras do Rio Grande do Norte e Maranhão elogiam Oficina Pais e Filhos de Fortaleza

Facilitadoras do Rio Grande do Norte e Maranhão elogiam Oficina Pais e Filhos de Fortaleza

Ouvir: Facilitadoras do Rio Grande do Norte e Maranhão elogiam Oficina Pais e Filhos de Fortaleza

Facilitadoras e mediadoras dos estados do Rio Grande do Norte e do Maranhão participaram, na tarde desta quarta-feira (15/03), da Oficina Pais e Filhos no Fórum Clóvis Beviláqua. A iniciativa contemplou a parte prática do Curso “Teoria e Prática das Oficinas da Parentalidade”, realizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Fortaleza, que teve início nessa terça (14) na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
A coordenadora do Cejusc, juíza Jovina d’Ávila Bordoni, apresentou o projeto aos pais e aos visitantes, e destacou a importância das oficinas para a resolução de conflitos. “Nós percebemos que muitas vezes quando as pessoas estão com problemas familiares, seja um divórcio ou um processo de guarda, elas passam por situações que não sabem lidar ou não têm com quem conversar. Nós realizamos as oficinas exatamente para isso, para ser um momento onde os pais possam refletir sobre a situação e utilizar os ensinamentos aprendidos nos relacionamentos com os filhos”, explicou.
A chefe do Cejusc de Mossoró, Ana Joelma, participou do encontro e disse ter sido uma oportunidade bastante engrandecedora. “Nós ficamos muito felizes por recebermos o convite da coordenadora do Cejusc do Ceará para participarmos do curso, já que estamos reestruturando o Cejusc de Mossoró e pretendemos implantar este projeto em nosso Estado. Viemos conhecer na prática como funciona as oficinas e trocar experiências, o que é muito enriquecedor”, ressaltou.
As Oficinas da Parentalidade são destinadas a casais com filhos que estejam envolvidos em ações de divórcio, disputas pela guarda dos filhos, agressões, entre outros conflitos familiares. O projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conta com o apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará e do Núcleo de Apoio à Jurisdição (NAJ) de Fortaleza.