Conteúdo da Notícia

Enquete TJCE: 95% dos participantes acreditam que exame de próstata ainda enfrenta preconceito

Enquete TJCE: 95% dos participantes acreditam que exame de próstata ainda enfrenta preconceito

Ouvir: Enquete TJCE: 95% dos participantes acreditam que exame de próstata ainda enfrenta preconceito

O “Novembro Azul” é uma campanha anual de conscientização sobre o combate e a prevenção ao câncer de próstata. O tema foi abordado na enquete do Portal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) durante uma semana. Ao todo, 125 internautas participaram.
Desse total, 119 (95%) acreditam que os homens ainda têm preconceito para fazer o exame de toque, um dos testes mais seguros para a enfermidade. Somente seis votantes (5%) disseram que não existe mais esse preconceito.
Os exames mais comuns para detectar alterações na próstata são feitos através do Antígeno Prostático Específico (PSA) encontrado no sangue; e o toque retal, feito por urologista ou proctologista, que apalpa a próstata para verificar se está aumentada. Devem ser realizados uma vez por ano a partir dos 50 anos, mas quando há histórico familiar da doença, a prevenção deve começar aos 45 anos.
Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens. Uma das razões que contribuem para o elevado índice da enfermidade, segundo o Ministério da Saúde, é que os homens não têm o hábito de ir ao médico regularmente para fazer prevenção.
NOVA ENQUETE
A nova enquete já está disponível no Portal do TJCE (www.tjce.jus.br) Tema da redação do Enem neste ano, a intolerância religiosa é crime previsto na lei nº 7.716/89. Você já presenciou algum caso de intolerância? Participe!