Conteúdo da Notícia

Em Acaraú, juiz cassa mandato de prefeito e vice

Ouvir: Em Acaraú, juiz cassa mandato de prefeito e vice

O juiz da 30ª Zona Eleitoral, Cláudio Augusto Marques de Sales, cassou ontem, por crime eleitoral, o mandato do prefeito de Aracaú, distante 255 km de Fortaleza, Pedro Fonteneles dos Santos (PT), e de seu vice, Manuel Edmundo da Silveira (PHS). À decisão, de primeira instância, cabe recurso.
A dupla é acusada de mandar confeccionar e distribuir camisetas com a propaganda da coligação durante a campanha eleitoral de 2008. A prática é proibida pela lei 9.504/97 (Código Eleitoral).
Ainda ontem foi empossado no cargo de prefeito o presidente da Câmara Municipal, vereador José Edilson Araújo (PMDB). O peemedebista é ligado ao ex-prefeito e ex-deputado estadual Manoel Duca da Silveira (PMDB), o Duquinha.
Faziam parte da coligação ?Experiência e Responsabilidade?, liderada por Duquinha, além do PMDB, o PP, DEM e PR.
Mais conhecido como Pedim do Cleto, o prefeito cassado nega a propaganda irregular e se diz vítima de perseguição política: ?Os poderosos de Acaraú não aceitaram que um homem do povo tenha chegado ao poder. Mas foi o povo quem pediu pra mim ser candidato a prefeito. Isso é perseguição?, reagiu ele.
O chefe do Cartório Eleitoral, Adauto Gautama, disse ao O POVO que só haverá novas eleições se até a última instância, em Brasília, a Justiça Eleitoral mantiver o prefeito e o vice fora do cargo.
Em princípio, Pedim deverá recorrer, contra o afastamento, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Fortaleza. A defesa também pretende pleitear uma liminar para que o prefeito cassado volte à Prefeitura e mantenha-se no cargo até o desfecho da disputa jurídica.
Enquanto o recurso não vem, José Edilson faz planos para a nova gestão. Ele definiu como ?um caos? a administração de seu desafeto político. ?Eu sou suspeito pra avaliar, mas a população tem reclamado bastante nesses primeiros meses de administração?, criticou.
O prefeito interino foi vereador durante sete legislaturas, cinco das quais como presidente da Câmara – três delas consecutiva. (Pedro Alves, especial para O POVO)
E-Mais
AS IDAS E VINDAS DA POLÍTICA
> O prefeito cassado Pedro Fonteneles, o Pedim do Cleto, é ex-cabo eleitoral do atual adversário político, o Manuel Duca da Silveira, o Duquinha.
> Em 2004, Pedim trabalhou na campanha de Duquinha à Prefeitura local, ajudando a elegê-lo.
> Rompido com o antigo aliado, Pedim conseguiu articular, com o apoio do deputado federal Eudes Xavier a coligação vitoriosa.