Conteúdo da Notícia

Desembargadores do Tribunal de Justiça assumem direção do TRE nesta 2ª feira

Desembargadores do Tribunal de Justiça assumem direção do TRE nesta 2ª feira

Ouvir: Desembargadores do Tribunal de Justiça assumem direção do TRE nesta 2ª feira

Os desembargadores Gizela Nunes da Costa e Luiz Gerardo Pontes Brígido assumirão, respectivamente, os cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará. A posse dos magistrados ocorrerá às 17 horas da próxima segunda-feira (15/06), no auditório do Pleno do Tribunal de Justiça.
Com a posse dos desembargadores, o Pleno do TRE passa a ter a seguinte composição: Gizela Nunes da Costa (presidente); Luiz Gerardo de Pontes Brígido (vice-presidente e corregedor geral eleitoral); além dos juízes de Direito Mantovanni Colares e Emanuel Leite Albuquerque; do juiz federal Jorge Luís Girão Barreto e dos juristas Tarcísio Brilhante de Holanda e Anastácio Jorge Matos de Sousa Marinho.O procurador regional eleitoral é Alessander Wilkson Cabral Sales e o secretário é Rodrigo Ribeiro Cavalcante.
Os dois magistrados já haviam sido indicados para o TRE na sessão plenária do TJCE do último dia 28 de maio. A desembargadora Gizela Nunes da Costa complementará o biênio da desembargadora Huguette Braquehais, aposentada no dia 24 de março deste ano.
DESEMBARGADORA GIZELA ? Natural de Caucaia, a desembargadora Gizela Nunes da Costa é filha de Francisco Lauro Vieira da Costa e Maria Nunes da Costa. No dia 22 de outubro do corrente ano, a desembargadora completa tempo para aposentadoria.
Em 1963, bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). É, ainda, formada em Administração de Empresas, pela Escola de Administração Pública, também pela UFC e cursou a Faculdade de Filosofia Dom José, em Sobral, e graduou-se em História e Letras.
A nova presidente do TRE cearense ingressou na magistratura cearense em 11 de novembro de 1966, sendo nomeada para o cargo de juíza substituta da comarca de Reriutaba. Exerceu as funções do cargo nas comarcas de Canindé, Quixadá e Sobral, no interior do Estado. Na capital, foi Juíza Auxiliar, titular da 4ª Vara de Família e Juíza Eleitoral da 94ª Zona de Fortaleza.
A desembargadora Gizela Nunes da Costa foi diretora da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) a partir de 21 de setembro de 2000. A magistrada assumiu o cargo de desembargador no dia 2 de dezembro de 1999.
DESEMBARGADOR BRÍGIDO ? Natural de Fortaleza, o desembargador Luiz Gerardo Pontes Brígido ingressou na magistratura cearense no dia 10 de maio de 1979 e atuou nas comarcas de Jaguaruana, Pacajus, Tianguá e Tauá, antes de se tornar titular da 20ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua, a partir de 1986.
Todas as suas promoções foram pelo critério de merecimento. O magistrado foi juiz da 2ª Zona Eleitoral de Fortaleza e assumiu o cargo de desembargador no dia 3 de outubro de 2002.
O magistrado foi juiz Auxiliar da Corregedoria do TRE do Ceará e, no ano 2000, passou a integrar, como juiz, o Pleno daquela corte. Prestou serviços à Assessoria Jurídica da Presidência do Tribunal de Justiça nas gestões dos desembargadores José Maria de Melo, Águeda Passos Rodrigues Martins e Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque.
Tem curso de Especialização em Direito Publico e curso de Letras pela Fafice, mais tarde Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Indicado pela Esmec, participou, em Lisboa, de Curso de Formação de Magistrados, na mesma turma da então juíza Ellen Gracie, hoje ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). Recebeu, no ano 2000, a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua, outorgada pelo Pleno do Tribunal de Justiça.