Conteúdo da Notícia

Desembargadora Gizela Nunes se despede do Judiciário e retoma atividades culturais

Desembargadora Gizela Nunes se despede do Judiciário e retoma atividades culturais

Ouvir: Desembargadora Gizela Nunes se despede do Judiciário e retoma atividades culturais

A desembargadora Gizela Nunes da Costa se aposentou nesta segunda-feira (19/10) por tempo de contribuição. O ato assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, foi publicado hoje, na página 9 do Diário da Justiça. A desembargadora fez apenas uma declaração a respeito de sua aposentadoria, “cumpri o meu dever”, afirmou.
Natural do município de Caucaia, Gizela Nunes da Costa graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1963. Em 1970, bacharelou-se em Administração pela mesma instituição. Cursou também a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Faculdade de Filosofia Dom José, em Sobral, bacharelando-se em História e Letras, respectivamente.
Ingressou na magistratura cearense em 1966, mediante concurso público, sendo nomeada para o cargo de juíza substituta da Comarca de Reriutaba. Três anos depois, foi nomeada juíza de Direito da Comarca de Canindé, passando, depois, pelas comarcas de Quixadá e Sobral. Foi promovida à juíza auxiliar da Capital em 1979 e, posteriormente, juíza titular da 4ª Vara de Família.
Exerceu o magistério desde 1975, na UVA, na Faculdade Dom José de Sobral e na Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde atualmente é Coordenadora do Núcleo de Ações Integradas da Criança Cearense. Assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia 15 de junho deste ano.
A mais recente homenagem pública recebida pela desembargadora foi o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Auditório Central do Campus da Betânia, na sexta-feira (09/10), em Sobral.
Gizela Nunes foi escolhida para receber a homenagem por conta das contribuições relevantes prestadas ao Judiciário e ao Ensino Superior cearense, principalmente no município de Sobral. A desembargadora foi estudante do curso de História e Letras da UVA, instituição na qual também lecionou.
O título de Honoris causa é concedido a personalidades que tenham prestado importante contribuição a uma instituição de ensino, mesmo não pertencendo a seu quadro funcional. O título é reconhecido mesmo que o agraciado não tenha cursado um doutorado.
“Esse título representa muita coisa. É o coroamento da minha vida acadêmica como professora”, declarou a homenageada, que, agora aposentada, vai se dedicar à Academia Brasileira de Hagiologia, da qual é presidenta; à Sociedade Cearense de Geografia e História, à Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, à Academia Cearense de Hagiologia, à Academia Sobralense de Estudos e Letras, à Academia Fortalezense de Letras, à Academia de Letras de Caucaia e à Sociedade dos Amigos da Casa de Juvenal Galeno (Sajuga).