Conteúdo da Notícia

Desembargador Filgueira Mendes se despede da 2ª Câmara Cível do TJCE e recebe homenagens

Desembargador Filgueira Mendes se despede da 2ª Câmara Cível do TJCE e recebe homenagens

Ouvir: Desembargador Filgueira Mendes se despede da 2ª Câmara Cível do TJCE e recebe homenagens

O desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes participou, nesta quinta-feira (29/01), de sua última sessão como presidente da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Nesta sexta-feira (30/01), às 16h, ele assumirá a Vice-presidência da Corte para o biênio 2015/2017.

No discurso de despedida, disse que continuará ”sereno e calmo, como tenho sido durante quase 41 anos dedicados à magistratura do meu Estado. Sou homem de ideias, um ser humano transparente e não tenho projetos políticos. Sou magistrado de carreira e nesta data [29/01/2015], participo de minha última função judicante, pois, ao término do mandado, estarei há 15 dias da compulsória [aposentadoria obrigatória para quem completa 70 anos]”.

O magistrado atuava no órgão julgador desde 14 de julho de 2006, assumindo a Presidência da Câmara em 8 de maio de 2013, em substituição ao desembargador Ademar Mendes Bezerra, aposentado a partir de 25 de abril do mesmo ano.

PLACA
A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, integrante do colegiado, entregou placa em “reconhecimento ao empenho, envolvimento e colaboração para o acerto das atividades da Câmara”. A magistrada enalteceu o trabalho harmonioso e agregador desempenhado por Filgueira Mendes na Presidência da Câmara. “Soube trilhar o caminho da sabedoria, do bom senso e da amizade. Nossa Câmara fica órfão, mas o desembargador terá o mesmo brilhantismo na Vice-presidência”.

A desembargadora Maria Iraneide Moura Silva destacou a postura correta que Filgueira Mendes mantém com os colegas desembargadores e servidores. “É um magistrado tratável e sempre disposto a colaborar para o melhor desenvolvimento dos trabalhos. Desejo sucesso e felicidade na sua nova missão”.

A desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves ressaltou “a trajetória brilhante tanto no exercício da magistratura, por ser um magistrado vocacionado, quanto no magistério. Agradeço pelos ensinamentos e convívio harmonioso, segurança e competência”.

Representando o Ministério Público estadual, o procurador de Justiça Léo Charles Henri Bossard assegurou que o desembargador terá total apoio da Procuradoria Geral de Justiça na nobre missão de vice-presidente do TJCE, “por ser magistrado probo, culto e trabalhador, além de afável no trato com juízes e com membros do Ministério Público”.

Presente à sessão, o desembargador Francisco Gladyson Pontes, da 3ª Câmara Cível, falou sobre a competência e lealdade de Filgueira Mendes no exercício da magistratura. “Sua nova missão na Vice-presidência desta Corte certamente será exitosa, como tem sido seu desempenho ao longo de sua atividade judicante, pelo seu notório saber e grande conhecimento hermenêutico”.

Na sessão extraordinária desta sexta-feira, a 2ª Câmara Cível julgou 13 processos.