Conteúdo da Notícia

Departamento de Informática do Fórum acelera digitalização de processos das Varas Cíveis

Departamento de Informática do Fórum acelera digitalização de processos das Varas Cíveis

Ouvir: Departamento de Informática do Fórum acelera digitalização de processos das Varas Cíveis

O Departamento de Informática do Fórum Clóvis Beviláqua dá continuidade à digitalização de processos que tramitam nas Varas Cíveis de Fortaleza. Seis unidades (1ª a 6ª Varas) já tiveram os autos de 2012 escaneados e migrados para o sistema virtual. Ao todo, foram digitalizadas mais de 600 mil páginas, de um total de 7.200 processos.

Atualmente, estão sendo contempladas a 7ª, 8ª e 9ª Varas Cíveis, com previsão de término para o dia 27 de agosto. O coordenador do Núcleo de Digitalização de 1º Grau, Wallikson Gírio, ressaltou que o empenho da equipe – formada por 19 pessoas, entre digitalizadores, indexadores e supervisores – tem possibilitado agilizar a digitalização, inclusive adiantando os prazos previstos no cronograma inicial.

Ele destacou ainda que todo o procedimento tem sido acompanhado por um servidor de cada Vara, permitindo que eventuais dúvidas sejam esclarecidas de imediato, sem ocasionar atraso nos trabalhos. Destacou ainda que, além da agilidade, a iniciativa tem prezado pela qualidade, incluindo várias etapas de conferência dos arquivos digitais.

A medida tem sido bem recebida pelas equipes das unidades. O diretor de secretaria da 4ª Vara Cível, Epaminondas Gomes Rolim Júnior, ressalta que o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) torna a movimentação dos processos mais rápida e prática. “No SAJ conseguimos ter um controle maior de todo o trâmite. Conseguimos visualizar e gerar atos nos processos com maior facilidade”, afirma.

Já o diretor da 5ª Vara Cível, Francisco Arlindo Campos de Araújo, destacou que os processos digitalizados não precisam mais ocupar espaços nas prateleiras, melhorando o ambiente interno da unidade.

HISTÓRICO

A digitalização de processos das Varas Cíveis teve início no último dia 24 de junho. A previsão é que, até março de 2014, a medida seja estendida às 30 unidades dessa competência existentes na Capital. Nessa etapa, serão contempladas as ações iniciadas em 2012, totalizando cerca de 35 mil processos.