Conteúdo da Notícia

Defensora Francilene Gomes ganha eleição

Ouvir: Defensora Francilene Gomes ganha eleição

14.10.2009 Cidade
Dois candidatos e a tentativa para formação de uma lista tríplice. Impossível? Na votação para o cargo de Defensor Público Geral do Estado, na tarde de ontem, tudo foi permitido: com apenas duas chapas concorrentes, a defensora Francilene Gomes foi a mais votada, deixando o seu opositor, Renan Cajazeiras, em segundo lugar. A lista que deveria conter três nomes, só conta com dois. Como manda o ?figurino?, Cid deve aprovar hoje, entre os dois, o nome certo para o cargo. ?O primeiro lugar já tem a vaga?, disse Francilene Gomes. Apesar de ainda ter que ser ?aprovada?, a defensora comemorou a eleição e prometeu empossar, esse ano, mais 37 novos defensores aprovados em concursos e realizar a adequação da Lei do Defensor Público à Constituição do Estado. ?O processo foi democrático e esperamos cumprir com os anseios dos colegas que me apoiaram?, disse.
Prometendo ser uma oposição propositiva, Renan Cajazeiras, frisou que não assumirá o cargo mesmo se Cid optar pelo seu nome. ?Assumi o acordo de não fazer campanha para minha aprovação na lista. Queremos que o governador seja pressionado a concordar com a escolha da maioria na votação?, frisou. Francilene obteve 64% dos votos, enquanto o seu adversário, Renan Cajazeiras registrou 36% dos votos.
Com papel importante no sistema de garantia de direitos, a Defensoria Pública atende diversas queixas que passam, por exemplo, pelos direitos de idosos e mulheres. Renan Cajazeiras, após ter perdido o pleito, começou a fazer críticas ao atual cenário: ?temos que melhorar o tratamento aos colegas que estão no Interior, temos que nos aproximar mais da sociedade e temos que melhorar a estrutura para atendimento às inúmeras demandas que chegam. Faremos oposição à essa gestão?, frisou o segundo mais votado nas eleições de ontem. Ele afirmou que é necessário reforçar o papel de prestar consultoria jurídica, fornecer informações sobre os direitos e deveres das pessoas que recebem sua assistência. À Defensoria Pública incumbe ainda prestar assistência jurídica às pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado. A Defensoria Pública integra o Executivo, muito embora guarde autonomia funcional e administrativa, e representa o compromisso do Governo, Estadual e Federal, de permitir que todos, inclusive os mais pobres, tenham acesso à Justiça. ?Vou valorizar os trabalhos que já estamos fazendo e avançar no que precisa?, frisou a defensora. Cid Gomes terá 15 dias para escolher o novo defensor.