Conteúdo da Notícia

Debate enfocará a cooperação Judicial

Ouvir: Debate enfocará a cooperação Judicial

Cidade – pág. 14
18/07/2009
Fortaleza é a terceira cidade a sediar o Congresso Ibero-americano sobre Cooperação Judicial. O evento será realizado, entre os dias 23 a 26 de novembro, no Hotel Gran Marquise, com o tema Sociedade do Conhecimento e Direitos Humanos. O objetivo do encontro é discutir soluções para a agilização dos procedimentos judiciais em questões relacionadas aos direitos humanos, além de promover a troca de experiências acerca do que já vem sendo feito sobre esse assunto no Poder Judiciário dos países ibero-americanos.
Em visita ao diretor de programação da TV Verdes Mares, Edilmar Norões, o presidente da Rede Latino-americana de Juízes (Redlaj), Roberto Feitosa, e o desembargador Ademar Mendes Bezerra, presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), divulgaram o evento e adiantaram as novidades programadas para este ano. Entre elas, a entrega da Comenda do Mérito Judicial Ibero-americana para cinco personalidades que contribuíram para a integração do Poder Judiciário no Brasil. São eles, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes; o ministro Luís Felipe Salomão; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto; e o deputado Francisco Feitosa, autor do projeto de lei que criou a TV Justiça.
Haverá também a II Mostra Ibero-americana sobre Experiências em Processos Judiciais. Onde os países participantes instalem estandes para expor suas experiências digitais no que se refere ao aperfeiçoamento dos procedimentos judiciais. Também estão previstas as participações de expositores europeus trazendo suas experiências na utilização das novas tecnologias para situações ligadas à violação dos direitos humanos.
O congresso será realizado pela Redlaj, juntamente com outras instituições nacionais e internacionais parceiras, como a Associação Cearense de Magistrados (ACM). Segundo o presidente da Redlaj e integrante da ACM, juiz Roberto Feitosa, o evento acontecerá simultaneamente ao Encontro da Magistratura Cearense.