CPJ promove atendimento célere aos magistrados
- 1524 Visualizações
- 24-04-2009
O Centro de Pesquisas Jurídicas (CPJ) completou dois anos de criação no último dia 20. A comemoração aconteceu no Fórum Clóvis Beviláqua consolidando um antigo sonho do juiz Cid Peixoto do Amaral Netto, titular da 3ª Vara Cível e idealizador do projeto, de propiciar aos magistrados um instrumento de consulta e apoio às decisões judiciais. ?No cotidiano, o juiz não tem um assessor direto e cada pesquisa jurídica demanda tempo. O CPJ veio suprir essa necessidade?, observou o magistrado.
Desde a sua concepção, o CPJ conquistou credibilidade através de uma atuação compromissada em promover uma resposta célere e eficaz às demandas dos juízos. No prazo máximo de 24 horas é atendida a pesquisa requisitada pelo juiz ou servidor. Segundo Maria Bandeira, estagiária voluntária do setor, ?durante esses dois anos de funcionamento, o CPJ nunca deixou de responder a qualquer solicitação requerida pelos magistrados?.
Apesar de ser um projeto pioneiro no país no âmbito da Justiça, o CPJ já ultrapassou as fronteiras da capital conquistando uma expressiva demanda de juízes do interior do Estado. De acordo com José Maurício Guimarães Gomes, analista judiciário e responsável pelo CPJ, ?a maior procura pelos serviços vem das Varas Cíveis, de Família, da Fazenda Pública do Fórum e de Juízes do Interior do Ceará?.
O Centro de Pesquisas abrange vários níveis de solicitação que variam entre jurisprudência, provimentos, doutrina, legislação, além de artigos jurídicos. O setor funciona no horário de 14h às 18h e conta com uma equipe responsável em realizar a consulta solicitada, que pode ser feita via e-mail (cpjpesquisa@gmail.com), telefone (3488-6963) ou pessoalmente.