Conteúdo da Notícia

Coordenadoria da Infância e da Juventude distribui cartilha e cartaz sobre o crack

Coordenadoria da Infância e da Juventude distribui cartilha e cartaz sobre o crack

Ouvir: Coordenadoria da Infância e da Juventude distribui cartilha e cartaz sobre o crack

A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), está engajada em campanha de combate ao uso do crack. O órgão está distribuindo, para os juízes das comarcas do interior do Estado, cartilha e cartaz contra a droga. A campanha foi lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O coordenador da CIJ, desembargador Francisco Suenon Bastos Mota, solicita aos magistrados que repassem os exemplares da cartilha para crianças e adolescentes. O material está disponível também no portal do CNJ (www.cnj.jus.br) para visualização e impressão.
Na apresentação, o ministro Cezar Peluso, presidente do Conselho e do Supremo Tribunal Federal (STF), afirma que o crack é a substância que mais tem causado prejuízos para a sociedade. ?A droga atinge grave e diretamente a saúde física e mental dos usuários. Mais que isso, e de forma muita rápida, debilita laços familiares e relações sociais e constitui indiscutível fator de aumento das taxas de criminalidade, violência e outros problemas sociais?.
O entorpecente é preparado à base da mistura da pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. Para obtenção das pedras, também são misturadas à cocaína diversas substâncias tóxicas, com gasolina, querosene e até água de bateria.
A cartilha traz explicações sobre os efeitos imediatos do crack, sinais para conhecimento do uso e as atividades que podem agravar a situação do usuário. Além disso, contém as atitudes que podem ajudar e as possibilidades de tratamento.