Conteúdo da Notícia

Comarca do Crato realiza solenidade para festejar os 199 anos de criação

Comarca do Crato realiza solenidade para festejar os 199 anos de criação

Ouvir: Comarca do Crato realiza solenidade para festejar os 199 anos de criação

A Comarca do Crato, unidade judiciária mais antiga do Interior do Ceará, realizou, nesta sexta-feira (26/06), a comemoração de 199 anos e também a abertura dos festejos do seu bicentenário. A programação reuniu cerca de trezentas pessoas, entre magistrados, servidores e autoridades locais, no Fórum Desembargador Hermes Parayba.

Em parceria com entidades locais, foram organizadas várias atividades. A banda municipal deu as boas-vindas ao público durante o hasteamento de bandeiras. Em seguida houve apresentação da orquestra Solibel, formada por agricultores, e do coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato (SCAC).

O diretor do Fórum, juiz Renato Belo Vianna Velloso, mostrou aos visitantes os trabalhos empreendidos pelo Judiciário cearense. Atualmente, Crato tem seis unidades judiciárias, sendo duas Varas Criminais, duas Cíveis, uma de Família e Sucessões, e um Juizado Especial Cível e Criminal.

O magistrado também divulgou a programação de eventos para ocorrer no transcurso do ano do bicentenário, como visitas às escolas, concursos literários, ações sociais e atos ecumênicos. Ele ainda ressaltou a importância histórica, econômica e cultural da Comarca.

“Foi aqui onde começou o movimento republicano no Ceará. Culturalmente a cidade também é bastante importante. Hoje tem várias instituições de ensino superior. Além disso, é destaque na economia. Está em 4º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano do Estado”, destacou.

De acordo com o livro do escritor Raimundo de Oliveira, a Comarca do Crato foi criada por meio de alvará assinado pelo rei Dom João VI, em 27 de junho de 1816. O documento dividiu a jurisdição do Estado em duas: Ceará e Crato. A nova Comarca compreendia as vilas da São João do Príncipe, Campo Maior de Quixeramobim, Icó, Santo Antônio do Jardim e São Vicente das Lavras, que por este alvará sou servido elevar à qualidade de vila.