Conteúdo da Notícia

Central de Cumprimento de Mandados conta com novo canal de comunicação com o público

Central de Cumprimento de Mandados conta com novo canal de comunicação com o público

Ouvir: Central de Cumprimento de Mandados conta com novo canal de comunicação com o público

Instalada no Fórum Clóvis Beviláqua, a Central de Cumprimento de Mandados Judiciais da Comarca de Fortaleza (Ceman) conta com um novo canal de comunicação com o público. Trata-se do e-mail cemanfortaleza@tjce.jus.br , que é verificado diariamente pelo próprio juiz superintendente do órgão e autor da iniciativa, Antônio Cristiano de Carvalho Magalhães.
Segundo o magistrado, o objetivo é estreitar os laços e a comunicação das diversas unidades do Fórum e também dos jurisdicionados com Ceman. Assim, qualquer juiz, servidor ou pessoa interessada terá um canal direto com o superintendente e também com o coordenador do órgão, Francisco Wagner Sales Barbosa.
“Eu, diariamente, lerei os e-mails para ver quais são as necessidades e as demandas das diversas unidades”, ressaltou o magistrado no que diz respeito às mensagens internas. Como o canal é destinado também ao público externo, o juiz superintendente observa outra vantagem. “Terei o ‘feedback’ dos jurisdicionados para poder ver como está o atendimento dos mandados por parte dos oficiais de Justiça”, destaca.
Assim que as mensagens chegam, o magistrado tenta, na medida do possível, ver qual é o encaminhamento para resolver as questões. No mais tardar em dois ou três dias, já é concedida uma resposta. A Central atende ainda pelos telefones (85) 3492.8044/8042/8046 e 3488.6993.
A Ceman recebe os mandados judiciais oriundos das Secretarias do Fórum e Juizados de Fortaleza. Utilizando um sistema informatizado, faz a distribuição destes, por meio também dos oficiais de Justiça, para 244 rotas que integram 21 macrorregiões da Capital. O mapeamento de cada rota foi feito com base no Código de Endereçamento Postal (CEP) dos Correios.
Além disso, a plataforma de serviços da Central compreende o acompanhamento do efetivo cumprimento das ordens judiciais e o gerenciamento da equipe de apoio ao 2º Grau de Jurisdição. Para emergências, como internação ou manutenção de um paciente grave em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), há o setor de urgência, que funciona em esquema de plantão.