Conteúdo da Notícia

Cejai leva crianças de abrigo ao cinema

Cejai leva crianças de abrigo ao cinema

Ouvir: Cejai leva crianças de abrigo ao cinema

Vinte e três crianças em situação de risco tiveram uma tarde diferente nesta quarta-feira (06/05). Atendidas pela Casa Abrigo, elas assistiram a uma sessão de cinema fruto de parceria entre a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), o Shopping Benfica e o Sindiônibus. Tudo gratuito.

Essa foi a primeira de uma série de atividades que a Cejai vai realizar com 22 instituições de Fortaleza e Região Metropolitana voltadas ao atendimento de garotos e garotas vítimas de maus tratos e abandono dos pais. Todas as 23 crianças da sessão de hoje foram ao shopping liberadas pelo Juizado da Infância, devidamente documentadas e acompanhadas de assistentes sociais e pedagogos.

Pipoca e refrigerante em mãos, elas assistiram ao filme “Cada um na sua casa”. A animação tem indicação livre e mostra, de forma bem humorada, a invasão da Terra por seres extraterrestres em busca de um novo planeta. “A gente faz de tudo para que essas crianças se socializem. Por isso, achamos bom esse tipo de passeio. Nenhum ser humano gosta de estar só num espaço. Elas precisam ver outros mundos para se formarem enquanto cidadãs”, resume a pedagoga da Casa Abrigo, Maria Clene Torres.

Segundo a professora, muitos meninos e meninas em abrigos têm dificuldades de socialização. Isso seria reflexo do histórico de problemas e ausências familiares. Hoje, só a Casa Abrigo atende a 80 crianças em situação de risco. Elas têm entre zero e 12 anos. Todas estudam. Algumas são alunas de escolas em tempo integral. E há aquelas em processo de adoção por outras famílias.

Além das 23 crianças de hoje, a Cejai e o Sindiônibus levarão para sessão de cinema no Shopping Benfica mais 97 meninos e meninas de outras instituições. “A gente nota uma carência muito grande de políticas públicas para abarcar a socialização das crianças em abrigos. Mas a socialização é um direito delas. O direito ao lazer é o mesmo direito que ela tem à moradia, à educação, à saúde…”, elenca a assistente social da Cejai, Raquelina Arruda.

Mais tipos de passeios e atividades lúdicas estão sendo planejados pela Comissão para todas as 22 entidades que participaram de reunião na Cejai mês passado. “Estamos conhecendo a realidade de todos esses abrigos e desenvolvendo um calendário”, cita ela.

AÇÕES

Ontem, dia 5, a Cejai iniciou visitas às unidades de acolhimento de Fortaleza com o intuito de conhecer as condições estruturais das instituições e obter informações sobre cada um dos abrigados. Quatro locais já foram visitados: a Casa da Criança, que atende a 11 garotos e garotas; o Abrigo Santa Gianna Beretta Molla, que atende a 20 crianças; o Acolhimento, que conta com 22 meninos e meninas; e o Nossa Casa, que beneficia 15 adolescentes.

Na próxima segunda-feira (11/05), às 11h, a presidente da Cejai e a chefe do Poder Judiciário cearense, desembargadora Iracema Vale, receberão a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Elas debaterão projetos voltados a crianças e adolescentes em situação de acolhimento.

* A identidade das crianças é preservada no texto em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).