Conteúdo da Notícia

Alunos da rede municipal de ensino visitam o Tribunal de Justiça do Ceará

Alunos da rede municipal de ensino visitam o Tribunal de Justiça do Ceará

Ouvir: Alunos da rede municipal de ensino visitam o Tribunal de Justiça do Ceará

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, nesta terça-feira (28/05), a visita de 79 estudantes da rede municipal de ensino. A iniciativa faz parte do projeto “Justiça e Cidadania”, que tem o objetivo de aproximar sociedade e Judiciário.

À tarde, foram beneficiados 40 alunos do 9º Ano do Centro Municipal de Educação e Saúde Professora Terezinha Ferreira Parente, localizado no bairro Lagoa Redonda. Eles assistiram a vídeo institucional que mostra a história e estrutura do Judiciário estadual, visitaram o Memorial, a Biblioteca e o Auditório do Pleno. Na ocasião, houve sorteio de exemplares da cartilha “Conhecendo o Judiciário”.

Para a coordenadora Pedagógica Meiriane da Silva Portela, é muito importante a aproximação dos alunos com a Justiça. “O conhecimento que eles adquiriram hoje será levado para toda a vida e pode incentivá-los a seguir a carreira de magistrado”.

A aluna Taynara Andrade, 13 anos, disse que foi uma ótima oportunidade. “Sempre sonhei em seguir a carreira jurídica, e essa visita me estimulou ainda mais”.

Já no período da manhã, participaram 39 alunos, também do 9º Ano, da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Dom Antônio Batista Fragoso, localizada na Barra do Ceará. “Gostei muito do que vi na Biblioteca e no Memorial. Foi uma boa oportunidade para explorar o conhecimento sobre a história e como funciona a Justiça”, disse Sandrina Silva, de 15 anos.

O professor Antônio Francisco Alves destacou que todos os alunos demonstraram muito interesse em conhecer mais sobre a instituição. “Considero que essa aula de campo foi um sucesso”.

PROJETO “JUSTIÇA E CIDADANIA”

O “Justiça e Cidadania” foi instituído por meio da Resolução nº 05/2011, do Órgão Especial do TJCE. O programa é coordenado pela Assessoria Institucional em parceria com a Assessoria de Cerimonial, ambas do Tribunal.

A iniciativa está alinhada à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário.