Conteúdo da Notícia

Acusado de tentar matar policiais militares é condenado a 12 anos de reclusão

Acusado de tentar matar policiais militares é condenado a 12 anos de reclusão

Ouvir: Acusado de tentar matar policiais militares é condenado a 12 anos de reclusão

O Conselho de Sentença da 1ª Vara do Júri de Fortaleza condenou nessa segunda-feira (27/08), o réu Antônio Valério Uchôa Filho a pena de 12 anos, 11 meses e 13 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado, por quatro tentativas de homicídio duplamente qualificadas (agiu para assegurar vantagem de outro crime e agiu contra policial militar no exercício da função) contra policiais militares; três tentativas de homicídio com dolo eventual; quatro roubos duplamente qualificados (emprego de arma de fogo e concurso de pessoas); porte ilegal de arma de fogo de uso restrito; e associação criminosa.
A sessão do júri foi presidida pelo juiz Eli Gonçalves Júnior, auxiliar privativo da 1ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza, e a acusação ficou a cargo do promotor de Justiça Marcus Renan Palácio de Morais Claro dos Santos. Já a defesa foi realizada pelo defensor Público Muniz Augusto Freire Araújo Evaristo.
O processo (nº 0108359-09.2017.8.06.0001) é monitorado pelo “Tempo de Justiça”, que acompanha homicídios, com autoria esclarecida, ocorridos na Capital a partir de janeiro de 2017. De acordo com a denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE), no dia 31 de janeiro de 2017, uma das vítimas estava em um automóvel estacionado em frente a sua residência quando foi abordada pelo réu, que exigiu que ela entregasse as chaves do carro, telefone celular e dinheiro, bens que foram entregues imediatamente.
Já no dia 3 de fevereiro, por volta das 18h30, nas proximidades da Avenida Coronel Carvalho, bairro Jardim Iracema, o acusado, acompanhado de outros coatores, que faleceram na ação policial, outras três vítimas foram abordadas pelo réu e tiveram os aparelhos celulares roubados. A polícia foi chamada ao local e identificou o veículo onde estavam os assaltantes, iniciando uma perseguição para prender os suspeitos.
Ao perceberem que estavam sendo perseguidos, começaram a atirar contra os policiais, que revidaram com disparos e continuaram a perseguição. Durante a fuga, uma arma de fogo foi jogada do veículo, tendo sido recolhida pelos policiais.
Nas proximidades da avenida Coronel Carvalho, um dos ocupantes abriu a porta do veículo, colocou a arma para fora e iniciou uma série de disparos contra a composição policial. Nesse momento, os policiais evitaram revidar já que o local era de intensa movimentação.
O veículo em fuga colidiu contra duas motocicletas que estavam paradas, derrubando os motociclistas, e em seguida colidiu com o meio-fio. Um dos ocupantes fugiu a pé e os outros dois continuaram a atirar contra os policiais. Os dois que ficaram no carro foram atingidos e levados ao hospital, onde vieram a falecer. Antônio Valério foi preso em flagrante quando tentava fugir a pé.
Fonte: FCB