Conteúdo da Notícia

Acusado de participar de crime no bairro Edson Queiroz tem negado pedido de liberdade

Acusado de participar de crime no bairro Edson Queiroz tem negado pedido de liberdade

Ouvir: Acusado de participar de crime no bairro Edson Queiroz tem negado pedido de liberdade

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou liberdade para Egberto Ribeiro Santos Filho. Ele é acusado de homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e mediante recurso que dificulte a defesa da vítima). A decisão teve a relatoria da desembargadora Lígia Andrade de Alencar Magalhães.
De acordo com a magistrada, a prisão deve ser mantida para a garantia da ordem pública. “Evidencia-se a incidência da proporcionalidade na segregação, haja vista que, em face do fato e das circunstâncias ponderadas pelo juízo de plano, mostra-se como adequada e necessária para a salvaguarda da ordem social.”
Segundo a denúncia, o crime ocorreu no dia 20 de outubro de 2015 no bairro Edson Queiroz. Edberto teria participado da execução de Hátila Queiroz Rocha, junto com Francisco Antônio Lourenço de Lima e Luiz Rogério Silva Almeida. Na ocasião, câmeras de segurança próximas ao local do ocorrido gravaram a participação do réu no delito. As imagens mostram que ele assistiu ao crime e deu fuga aos outros dois acusados. A motivação do assassinato seria ciúme, pois Rogério achava que a vítima estava tendo um caso com sua ex-mulher.
Edberto foi preso no dia 27 de janeiro de 2015. A defesa interpôs habeas corpus (n° 0622603-20.2016.8.06.0000) no TJCE, solicitando que respondesse o processo em liberdade. Alegou carência de fundamentação para a prisão preventiva.
Ao julgar o caso na terça-feira (21/06), a 1ª Câmara Criminal negou o pedido por unanimidade. A desembargadora afirmou que a prisão encontram-se fundamentada. “Atesta-se a suficiência de razões apresentadas no decreto prisional, sendo estatuído, e, posteriormente mantido, com foco na garantia da ordem pública.”