Conteúdo da Notícia

Acusado de homicídio será julgado novamente pelo 1º Tribunal do Júri

Ouvir: Acusado de homicídio será julgado novamente pelo 1º Tribunal do Júri

O 1º Tribunal Popular do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a novo julgamento nesta terça-feira (22/09), às 13h30, o réu Vicente Augusto Inácio. Ele já havia sido condenado anteriormente pelo assassinato de Francisco Adriano Moreira Neto, em março de 1998, no Parque Santo Amaro, periferia de Fortaleza, porém o Tribunal de Justiça, em análise de recurso, anulou o julgamento.
A denúncia do Ministério Público conta que, às 19h30, do dia 17 de março, o réu desferiu três tiros de revólver contra a vítima, dos quais, apenas um atingiu de forma fatal. A investigação tomou conhecimento que os dois nutriam uma inimizade forte há vários anos e isso já havia resultado em atritos anteriores.
Em seu depoimento, Vicente Inácio informou à autoridade policial que só teria disparado contra Adriano porque este o havia ameaçado com um punhal. Todavia, o exame de corpo de delito confirmou que o balaço atingiu as costas da vítima e a perícia constatou que nenhuma arma branca foi encontrada na cena do crime.
Em maio de 2002, o acusado foi julgado e condenado a quatro anos de prisão, porém o Ministério Público recorreu da decisão do Júri, entendendo que o julgamento aconteceu contra a prova dos autos. Na apreciação do recurso, o Tribunal de Justiça anulou o Júri e determinou novo julgamento.
Vicente Inácio, que hoje reside em Maranguape, responde ao processo em liberdade. Ele será julgado por homicídio duplamente qualificado pela impossibilidade de defesa à vítima e vingança. O defensor público Ian Mendonça fará a defesa do réu, enquanto a acusação será patrocinada pelo promotor Francisco Marques Lima. O julgamento será presidido pelo juiz titular da 1ª Vara do Júri, Francisco Mauro Liberato.