Conteúdo da Notícia

Acusada de atear fogo na mãe irá a júri popular

Ouvir: Acusada de atear fogo na mãe irá a júri popular

12.08.2009 Fortaleza
Por decisão unânime dos desembargadores que compoem a Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE), a estudante universitária Lara França da Rocha, 22, deverá ser levada a júri popular. A jovem é acusada de matar a mãe adotiva ateando fogo no quarto onde ela dormia. O crime aconteceu na madrugada do dia 23 de julho do ano passado, no bairro de Fátima, em Fortaleza. A vítima, a aposentada Iracema Carvalho Lima, na época com 78 anos, teve 70% do corpo atingido por queimaduras de segundo grau. Ainda chegou a ser socorrida pelos vizinhos e levada ao Instituto Dr. José Frota (IJF), mas não resistiu aos ferimentos.
A acusada já havia sido pronunciada anteriormente pela Terceira Vara do Júri no Fórum Clóvis Bevilácqua pelo crime de homicídio qualificado e mandada a julgamento popular. Porém, seus advogados recorreram da decisão. O caso chegou ao TJ, onde a decisão foi ratificada no julgamento realizado na última segunda-feira, 10. O relator do processo foi o desembargador Francisco Gurgel Holanda, que votou pelo improvimento do recurso, considerando que a parte recorrente não tinha razão.
?Analisando os pressupostos permissivos da pronúncia da recorrente, quais sejam, a comprovação da materialidade do delito, bem como os indícios suficientes de que seja ela autora do crime, verifica-se ser de total pertinência a decisão do magistrado de 1º Grau, que optou pela subjugação do caso ao crivo do Tribunal do Júri?, destacou o relator em seu voto, sendo acompanhado pelos demais membros da Câmara. A data para o julgamento deverá ser definida pelo juiz da Terceira Vara. Atualmente, a garota está recolhida ao Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz.
Desentendimento
Lara e a mãe moravam juntas no apartamento que foi incendiado. Segundo testemunhas que prestaram depoimento na época do crime, mãe e filha vinham tendo vários desentendimentos relacionados, principalmente, às dívidas de Lara, que ultrapassavam R$ 23 mil. A estudante cursava Jornalismo na Universidade de Fortaleza (Unifor) e Letras na Universidade Estadual do Ceará (Uece).