Conteúdo da Notícia

6ª Câmara Cível determina que servidora receba remuneração no valor de um salário mínimo

6ª Câmara Cível determina que servidora receba remuneração no valor de um salário mínimo

Ouvir: 6ª Câmara Cível determina que servidora receba remuneração no valor de um salário mínimo

A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou que o Município de Ipueiras pague o valor de um salário mínimo à servidora pública A.M.E.S.. A decisão foi proferida nessa quarta-feira (1º/06), e a relatora do processo foi a desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda.
Conforme os autos, A.M.E.S. exerce o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais desde 1999. Ela assegurou que a remuneração é inferior ao mínimo pago nacionalmente. Em maio de 2009, por exemplo, recebeu R$ 290,61, sendo que o valor do mínimo era de R$ 456,00.
Por esse motivo, a servidora ingressou com ação na Justiça. O município contestou, defendendo que, em alguns casos, não é possível instituir carga horária superior a 4h por dia. Alegou que os auxiliares de serviços gerais prestam serviços em escolas que funcionam em um turno específico.
Em agosto de 2009, o juiz Moisés Brisamar Freire, da Comarca de Ipueiras, determinou que o ente público pagasse remuneração de um salário mínimo à servidora. O município ingressou com agravo de instrumento (nº 72659-19.2010.8.06.0000/0) no Tribunal de Justiça. Defendeu não poder cumprir a decisão, pois oneraria os cofres públicos e ultrapassaria o limite dos gastos de pessoal.
Ao julgar o processo, a 6ª Câmara Cível, por unanimidade, negou provimento, conforme o voto da relatora. A desembargadora Sérgia Miranda se baseou em entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF) e em decisões do TJCE. A magistrada afirmou que a Constituição garante a todo servidor público o recebimento de salário não inferior ao mínimo vigente no País.