Conteúdo da Notícia

3ª Câmara Cível mantém sentença que determina reintegração de posse de terreno em Itaitinga

3ª Câmara Cível mantém sentença que determina reintegração de posse de terreno em Itaitinga

Ouvir: 3ª Câmara Cível mantém sentença que determina reintegração de posse de terreno em Itaitinga

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve, nessa terça-feira (16/11), a sentença que determinou a reintegração de posse de um terreno que havia sido invadido por famílias carentes, em abril de 2006, no município de Itaitinga. O imóvel, localizado próximo ao Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II), é de propriedade do francês Michel Labeyrie e abrigaria um loteamento residencial.
Conforme os autos, cerca de 330 famílias invadiram o terreno no dia 4 de abril de 2006, alegando que o imóvel estava abandonado. O proprietário contestou, afirmando que o espaço era cercado e constantemente visitado por ele. Por conta disso, ingressou com ação de reintegração de posse contra os invasores.
Em abril de 2009, a ação foi julgada procedente pelo Juízo da Comarca de Itaitinga, que determinou o prazo de 90 dias para a desocupação pacífica do terreno. Objetivando reformar a sentença, membros de famílias que estavam no local ingressaram com apelação (nº 1276-14.2006.8.06.0099/1) no TJCE.
Ao julgar o caso, a 3ª Câmara Cível negou provimento ao recurso, mantendo inalterada a decisão de 1º Grau. ?A função social de um imóvel não tem primazia somente com a utilização de moradia pelos desprovidos, podendo ser demonstrada por utilizações diversas que geram desenvolvimento econômico, emprego e renda?, afirmou o relator do processo, desembargador Celso Albuquerque Macêdo, sendo acompanhado pelos demais membros da Câmara.