Conteúdo da Notícia

15ª Vara de Família recebe coordenação e alunos de pós-graduação da Unifor

15ª Vara de Família recebe coordenação e alunos de pós-graduação da Unifor

Ouvir: 15ª Vara de Família recebe coordenação e alunos de pós-graduação da Unifor

O juiz coordenador das Varas de Família de Fortaleza, Mauro Feitosa (que também é titular da 15ª Vara dessa área), recebeu a coordenadora e alunos do curso de pós-graduação em “Direito e Processo de Família e Sucessões”, da Universidade de Fortaleza (Unifor). O encontro ocorreu nessa sexta-feira (19/10), na 15ª Vara de Família.
Segundo a coordenadora do Curso, Emmanuela Cipriano, o objetivo foi aproximar a Academia da prática, fazendo dessa ligação um benefício mútuo, conforme convênio entre a Unifor e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), pelo qual as instituições abrem espaços para tanto. O encontro ainda proporcionou aos alunos contato direto com a vivência real, estimulando que trabalhos de conclusão de curso tenham um cunho prático e transformador.
“Hoje, temos o intuito de motivar os alunos que participam das pós-graduações a fazerem trabalhos que transformem ambientes. Nada como você verificar a prática e ver de que forma o conhecimento adquirido pode transformar, de forma benéfica, o dia a dia do profissional da área de estudo”, explicou a coordenadora.
Para o juiz Mauro Feitosa, que também é professor universitário, a Academia tem uma percepção social mais apurada e imediata. “É incrível como a sociedade tem aptidão para criar fatos novos e, sem a Academia, nós não temos meios para dar a resposta adequada, no tempo certo que a sociedade exige”, ressaltou.
Conforme o magistrado, o trabalho realizado pela Academia, com a pesquisa sobre a realidade social, “traz as novidades que precisamos apreender para dar uma resposta jurisdicional adequada dentro da expectativa da sociedade, sem ferir o ordenamento obviamente.”
O magistrado ainda lembrou que a área de Família, especificamente, passa por transformações significativas. “A todo momento, nos depararmos com novas realidades, principalmente comportamentais, e que trazem um reflexo imediato para o Judiciário”, frisou.
Fonte: FCB