Conteúdo da Notícia

TJ busca garantir funcionamento de fóruns afetados pelas enchentes

TJ busca garantir funcionamento de fóruns afetados pelas enchentes

Ouvir: TJ busca garantir funcionamento de fóruns afetados pelas enchentes

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) toma providências para garantir o funcionamento das unidades judiciárias afetadas pelas enchentes no interior do Ceará. Nas cidades de Granja e Reriutaba, na zona norte, os fóruns encontram-se com os prazos processuais suspensos desde o último dia 11 de maio, por conta das inundações nos prédios em que funcionavam.
Em Granja, a 352km de Fortaleza, o fórum ficou inundado durante uma semana, no início de maio, provocando a perda de móveis e computadores. Para não prejudicar a população, o juiz Evaldo Lopes Vieira, titular da 1ª Vara e diretor do fórum local, e a juíza Daniela Lima da Rocha, da 2ª Vara, estão despachando, nas próprias residências, os processos urgentes.
Segundo o secretário de Administração do Tribunal de Justiça (TJCE), Eliardo Ximenes Rodrigues, o prédio do Fórum de Granja terá de passar por uma reforma e ficará fechado por cerca de quatro meses. Enquanto isso, está sendo providenciado outro local para que o expediente forense seja restabelecido provisoriamente.
Já em Reriutaba, distante 309km da Capital, o expediente ficará suspenso até o próximo dia 30 de maio, por conta da inundação que atingiu o prédio na primeira semana deste mês, também danificando móveis.
Nesta terça-feira, uma equipe de manutenção do TJCE estará em Reriutaba para revisar as instações elétricas do fórum. Até a completa reparação da unidade judiciária, o juiz Rogério Henrique do Nascimento despacha processos urgentes da própria casa e da Comarca Vinculada de Varjota, cidade vizinha.
O funcionamento do Judiciário também foi afetado em municípios como Marco e Itaiçaba, a 235km e 172km de Fortaleza, respectivamente. Na primeira cidade, localizada na zona norte, o expediente teve de ser suspenso por um dia, devido a alagamento decorrente da chuva.