Conteúdo da Notícia

Seminário “Justiça Ambiental e Saúde” começa amanhã (09/07), sexta-feira na Esmec

Ouvir: Seminário “Justiça Ambiental e Saúde” começa amanhã (09/07), sexta-feira na Esmec

08.07.2010
O I Seminário de Justiça Ambiental e Saúde do Ceará começa amanhã, sexta-feira (09/07), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), em parceria com a Associação Cearense de Magistrados (ACM). O evento será aberto às 09h:00 , no auditório desembargador José Maria de Queirós, pelo professor da Fundação Oswaldo Cruz, Marcelo Firpo, coordenador Geral do Mapa da Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil.
Os debatedores serão João Luís Joventino (João do Cumbe), da liderança comunitária do Cumbe, em Aracati, e Valter Carmo Moura, mestrando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor).
Programa
A primeira mesa redonda, às 14h:00, abordará o tema ?A Injustiça Ambiental e Saúde no Estado do Ceará?, tendo como expositor Jeovah Meireles, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Os debatedores da mesa serão Ana Cláudia Tavares, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC; Henrique Botelho, coordenador adjunto e professor da Faculdade Christus, e a advogada Magnólia Said.
O juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, titular da 8ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua, será um dos debatedores do tema ?O Papel das Instituições do Sistema Judiciário na concretização da Justiça Ambiental?.
O assunto será apresentado pela Defensora Pública Michelle Cândido Carneiro. A procuradora de Justiça Sheila Pitombeira, coordenadora da Promotoria do Meio Ambiente e Planejamento Urbano do Ministério Público do Ceará, também participará como debatedora. A mesa redonda deve começar às 17 horas.
Às 19h:00 haverá o lançamento da carta das entidades organizadoras do seminário sobre a Injustiça Ambiental no Ceará.
O evento conta com parceria da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares no Ceará (Renap), Instituto Terramar, Rede Brasileira de Justiça Ambiental, GT contra o Racismo Ambiental e Núcleo Tramas.
Fonte: TJ/Ceará