Conteúdo da Notícia

Palestra no Fórum destaca a importância da mediação para a pacificação dos conflitos

Palestra no Fórum destaca a importância da mediação para a pacificação dos conflitos

Ouvir: Palestra no Fórum destaca a importância da mediação para a pacificação dos conflitos

O argentino Juan Carlos Vezulla, presidente do Conselho Científico do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (IMAB) e de Portugal (IMAP), proferiu palestra, na tarde desta terça-feira (10/05), sobre o tema ?A interação entre o sistema judicial e a mediação?.
Durante o evento, realizado no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, ele falou para uma plateia de magistrados, servidores do Poder Judiciário e estudantes de Direito sobre a mudança de paradigmas representada pela mediação judicial.
?Tradicionalmente, o sistema de abordagem do Estado é baseado na imposição, na penalização e no assistencialismo. Hoje, vemos que se está abrindo espaço para um novo sistema, ancorado nos conceitos de participação, cooperação, respeito, reconhecimento, inclusão e solidariedade?, afirmou.
A palestra foi promovida pelo Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, instituído pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em março deste ano. O supervisor do Núcleo, desembargador José Mário Dos Martins Coelho, destacou a importância da mediação para reduzir o excesso de demandas que chegam ao Judiciário. ?Hoje, a Justiça está sendo muito exigida pela sua morosidade. E a mediação, à medida que busca a solução antes mesmo da formação do litígio, é uma alternativa para tirar esse peso que atormenta a comunidade jurídica e toda a sociedade?, afirmou.
O promotor de Justiça Francisco Edson de Sousa Landim, coordenador do Núcleo de Mediação Comunitária do Ministério Público do Ceará, ressaltou a importância do evento para a formação de mediadores judiciais. ?Intuitivamente, todos somos mediadores, em nossa vida pessoal. Mas, para que possamos facilitar a solução dos conflitos no âmbito judicial, é fundamental o domínio da técnica da mediação?, disse.
Também participaram do evento o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, José Krentel Ferreira Filho, o juiz titular da 2ª Unidade dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital (JECC), Carlos Henrique Garcia de Oliveira, e a assessora pedagógica da Presidência do TJCE e integrante do Núcleo, Veridiana Monteiro Chaves.