Conteúdo da Notícia

Oficina promovida pelo Centro Judiciário ajuda famílias a superar traumas da separação

Oficina promovida pelo Centro Judiciário ajuda famílias a superar traumas da separação

Ouvir: Oficina promovida pelo Centro Judiciário ajuda famílias a superar traumas da separação

“Esse encontro está sendo uma experiência maravilhosa. Se eu tivesse passado por isso na época do meu divórcio, teria sofrido bem menos”, disse a auxiliar de escritório Nivia Rocha. Ela é mãe de três filhos e participante da 12ª edição da Oficina Pais e Filhos, que ocorreu nesta quarta-feira (26/08), no Fórum Clóvis Beviláqua.
A iniciativa é voltada para casais que tenham filhos e estejam envolvidos em ações de divórcio, disputas pela guarda dos filhos, agressões, entre outros conflitos familiares.
A psicóloga Gleiciane Vam Dam, que atua no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum, destaca a importância do trabalho. “A gente está percebendo que a oficina está sendo muito divulgada, e isso de certa forma nos ajuda a alcançar um número mais expressivo de pessoas. Vários advogados estão nos procurando para trazerem os seus processos pra cá”, afirmou.
A oficina é oferecida duas vezes a cada mês e é dividida em quatro grupos. Dois reúnem os adultos, um as crianças entre 6 a 11 anos e um para adolescentes de 12 a 17 anos. Uma equipe de psicólogos e mediadores voluntários promove reflexões e utilizam cartilhas educacionais neste trabalho.
A partir desta edição, alguns casos selecionados por meio de triagem serão encaminhados para atendimento psicológico na Faculdade Nordeste (Fanor).
O projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que está sendo implantado em várias cidades brasileiras. Em Fortaleza, a realização é do Centro Judiciário do Fórum, com apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).