Conteúdo da Notícia

Núcleo de Métodos Consensuais capacitará servidores para mediar conflitos

Ouvir: Núcleo de Métodos Consensuais capacitará servidores para mediar conflitos

05.05.11
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, capacitará servidores para atuarem como mediadores e conciliadores.
Os cursos deverão ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano e terão carga horária de 80 horas, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com Veridiana Monteiro Chaves, assessora pedagógica da Presidência do TJ/Ce e integrante do núcleo, estão sendo feitos estudos para determinar o número de profissionais que serão qualificados.
?Pretendemos treinar inicialmente 60 servidores, mas esse número deve aumentar por conta da instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania?, explicou.
O Centro fará parte do Núcleo de Solução de Conflitos e, depois de implantado, promoverá reuniões de mediação e conciliação.
?No espaço serão prestados ainda serviços aos cidadãos, como emissão de documentos e assessoria jurídica?, destacou Veridiana Monteiro.
Encontro
O Núcleo de Solução de Conflitos do Judiciário cearense recebeu, na manhã de ontem, 4a.feira (04/05), a coordenadora da Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor), Lília Maia de Morais Sales.
No encontro, a professora falou da importância de se investir na qualificação e na sensibilização constante dos profissionais que trabalham com mediação.
Segundo Lília Maia, não é todo profissional que está preparado para atuar como mediador. ?É importante ter noção de valorização do ser humano e acolhimento.
O cuidado com o público é fundamental, pois a ideia é incluir e não excluir?, ressaltou.
Fonte: TJ/Ceará