Conteúdo da Notícia

Homem preso com 166 quilos de maconha em Milagres é condenado a 12 anos de prisão

Ouvir: Homem preso com 166 quilos de maconha em Milagres é condenado a 12 anos de prisão

O juiz Renato Esmeraldo Paes, da Comarca de Milagres, condenou Iran Cardoso Neto a 12 anos e seis meses de prisão pelo crime de tráfico de drogas. O réu foi preso em julho de 2011, transportando 166 kg de maconha.

Segundo os autos (nº 3924-13.2011.8.06.0124/0), policiais rodoviários federais abordaram o veículo conduzido pelo acusado na BR 116, no Município de Milagres, distante 473 Km de Fortaleza. Na ocasião, foi encontrado o entorpecente, que estava escondido na carroceria e no forro interno do automóvel.

Iran Cardoso foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará (MP/CE) por tráfico interestadual de drogas. O acusado confessou que estava trazendo a maconha de São Paulo com destino à capital cearense, mas não revelou quem havia lhe contratado para realizar o transporte do entorpecente.

A defesa alegou que o réu estaria sofrendo constrangimento ilegal por conta do excesso de prazo para a conclusão da instrução processual. A tese, no entanto, foi afastada pelo magistrado.

O juiz Renato Esmeraldo Paes afirmou que o atraso no processo ocorreu por culpa do réu, que “excedeu em mais de um mês o prazo para apresentar defesa preliminar e arrolou testemunhas em outra Comarca, o que exigiu a expedição de carta precatória, expediente naturalmente moroso”.

O juiz condenou Iran Cardoso a 12 anos e seis meses de prisão, em regime inicialmente fechado. Determinou também que ele permaneça preso enquanto aguarda a apelação. A sentença foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa terça-feira (15/05).