Conteúdo da Notícia

Estudantes do colégio Renato Braga elogiam palestra de juíza

Estudantes do colégio Renato Braga elogiam palestra de juíza

Ouvir: Estudantes do colégio Renato Braga elogiam palestra de juíza

“A imagem que nós temos de um juiz é que ele é inalcançável, principalmente para alunos de escola pública. Uma oportunidade como essa é importante para nós conhecermos mais sobre o trabalho deles”, afirmou Audírio Negreiros, estudante da escola pública Renato Braga, na Aldeota. Ele participou, nesta sexta-feira (18/09), de palestra na instituição de ensino, parte da I Semana Estadual do Júri.
A juíza Antônia Neuma Mota Moreira Dias, titular da 20ª Vara Cível de Fortaleza, falou sobre o funcionamento do tribunal do júri, o trabalho dos juízes e mostrou vídeos motivacionais.
“Historicamente, o acesso ao Judiciário é mais complicado, já que, nos outros dois poderes, a entrada se dá por meio do voto. Assim, o diálogo com os estudantes serve para desmistificar algumas ideias que eles têm sobre como as coisas acontecem no âmbito da Justiça”, disse.
Um momento curioso aconteceu quando a magistrada propôs outro encontro na escola para simular um tribunal do júri. Os cerca de 100 alunos, do 1º ao 3º ano do ensino médio, ficaram empolgados com a ideia e aplaudiram a iniciativa da juíza.
Para a coordenadora da escola, Rejane Chaves Campos, “a palestra foi excelente. Além de explicar acerca do trabalho forense, a magistrada ainda falou sobre cidadania”.
A reunião fez parte de ação social que está sendo realizada por conta da Semana do Júri, que começou nessa segunda (14/09), e será concluída nesta sexta, dia 18. A ação é uma promoção da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua e do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais de Fortaleza. A Seção de Capacitação do Fórum é responsável pela logística e organização dos encontros.