Conteúdo da Notícia

Enquete TJCE: contribuintes tomam precauções para não caírem em golpes de boletos falsos

Enquete TJCE: contribuintes tomam precauções para não caírem em golpes de boletos falsos

Ouvir: Enquete TJCE: contribuintes tomam precauções para não caírem em golpes de boletos falsos

Mesmo sendo uma prática antiga, é cada vez mais comum relatos de pessoas que foram vítimas de boletos falsificados online, principalmente em épocas de pagamento de impostos como IPTU e IPVA. O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) perguntou, durante a última semana, se os contribuintes tomam precauções para não cair em golpes como este.
Cerca de 58% dos internautas responderam que sempre conferem o remetente do e-mail e a instituição financeira dos boletos que recebem. Já 27% declararam que não sabem reconhecer boletos falsos. Outros 15% afirmaram que não confiam nos e-mails que recebem. Ao todo, 73 pessoas votaram.
O TJCE separou algumas dicas que podem ajudar na identificação de boletos emitidos pela Internet. Primeiramente é necessário manter o antivírus atualizado, pois ele pode detectar algum problema quando o documento fraudulento é enviado por e-mail ou gerado na rede.
É importante ler o boleto, pois os falsificados podem acompanhar erros básicos, como de português, formatação fora do padrão e outras características suspeitas. Após a impressão, verifique se o código do banco é compatível. Cada instituição possui um código identificador próprio.
Se desconfiar, compare o atual com boletos anteriores. No caso de pagamentos efetuados em caixas eletrônicos, é possível verificar os dados antes de finalizar o procedimento. Ao receber notificações de pagamentos, links ou arquivos anexos por e-mail, o indicado é entrar em contato com o emissor e pedir mais informações para a empresa solicitante. E, por último, evite efetuar compras, realizar pagamentos ou gerar segunda via de boletos em computadores desconhecidos ou através de redes públicas. Nestes casos, o risco de invasão às suas contas aumenta.
Já está disponível no Portal do TJCE a nova enquete: A prática de exercícios físicos é essencial para termos uma vida mais saudável. Antes de começar a exercitar alguma atividade, você passou por uma avaliação médica? Participe!