Conteúdo da Notícia

Enquete TJCE: 77% são favoráveis a exame que identifica risco de doenças genéticas em filhos

Enquete TJCE: 77% são favoráveis a exame que identifica risco de doenças genéticas em filhos

Ouvir: Enquete TJCE: 77% são favoráveis a exame que identifica risco de doenças genéticas em filhos

O Ministério da Saúde debate a ideia de realizar exames para identificar casais com possíveis riscos de terem filhos com doenças genéticas hereditárias. A enquete do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) perguntou, durante a última semana, se os internautas concordam a proposta.
No total, 177 pessoas participaram, sendo 77% (137 votos) favoráveis à medida porque possibilitaria aos pais manter ou não o projeto de ter filhos. Já 18% (31) discordaram. Para eles, o teste é inadequado e antiético. Outros 5% (9) não têm opinião sobre o assunto.
De acordo com o Ministério da Saúde, o programa seria oferecido para casais que têm maior risco de gerar filhos com doenças raras congênitas. Nos casos em que for identificada a probabilidade, o casal receberia acompanhamento e aconselhamento pelo médico geneticista, explicando as dificuldades e sofrimentos para a família.
Para alguns especialistas, o teste (chamado de pré-nupcial) não é adequado. Argumentam que outras questões deveriam ser priorizadas, como a criação de mais centros de atendimento a pessoas portadoras de doenças raras. Além disso, traria alto custo para os cofres públicos porque, na rede particular, o valor médio do exame é de R$ 12 mil.
Já está disponível, no Portal do TJCE, a nova enquete: Faltam 51 dias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Você está otimista com a Seleção Brasileira? Participe!